Atividade sobre verbos no modo indicativo para 9ºano


1. Reescreva o texto a seguir, empregando no modo indicativo e nos tempos solicitados os verbos que estão entre parênteses. Faça a concordância do verbo com o sujeito em número e pessoa, de acordo com o contexto. 

Dança da chuva 

Você (acreditar - presente) na dança da chuva? Em 1998, o Estado de Roraima (ter - pretérito perfeito) quase 1/4 de seu território queimado por causa de uma seca que já (durar-pretérito imperfeito) 3 meses. Depois de frustradas tentativas de apagar o fogo, o governo (decidir - pretérito perfeito) recorrer à crendice popular. Dois índios caiapós, Kuerit e Mantii, (ser - pretérito perfeito) levados do Mato Grosso até Boa Vista para executar a dança da chuva. As passagens e o hotel (ser - pretérito perfeito) pagos pela Funai. Os pajés (dançar - pretérito perfeito) durante 40 minutos, às margens do rio Curupira, pedindo chuva ao espírito de um antepassado. Para surpresa geral, a chuva (vir - pretérito perfeito) e (apagar - pretérito perfeito) a maior parte dos focos de incêndio. 

(Marcelo Duarte. O guia dos curiosos: Brasil . São Paulo: Cia. das Letras, 1999. p. 44.)


2. Sublinhe a forma verbal adequada. 

a) A meninada (saiu/saíram) correndo na hora do intervalo. 
b) Durante o vendaval (caiu/caíram) todas as folhas da mangueira. 
c) (É/Sou) sempre eu que levo a culpa. 
d) Os Estados Unidos (fica/ficam) na América do Norte. 
e) Já (chegou/chegaram) os livros que a Janíce encomendou. 
f) (Faz/Fazem) parte do elenco a mãe, o pai e a filha. 
g) Hoje (é/sou) eu que leio o texto. 
h) Oba! Amanhã (começa/começam) as férias. 


Gabarito:

1. 
Você acredita na dança da chuva? Em 1998, o Estado de Roraima teve quase 1/4 de seu território queimado por causa de uma seca que já durava 3 meses. Depois de frustradas tentativas de apagar o fogo, o governo decidiu recorrer à crendice popular. Dois índios caiapós, Kuerit e Mantii, foram levados do Mato Grosso até Boa Vista para executar a dança da chuva. As passagens e o hotel foram pagos pela Funai. Os pajés dançaram durante 40 minutos, às margens do rio Curupira, pedindo chuva ao espírito de um antepassado. Para surpresa geral, a chuva veio e apagou a maior parte dos focos de incêndio. 

(Marcelo Duarte. O guia dos curiosos: Brasil . São Paulo: Cia. das Letras, 1999. p. 44.)


2. 
a) saiu
b) caíram
c) Sou
d) ficam
e) chegaram
f) Faz/Fazem
g) sou
h) começam



Referência: Português - Linguagens (Editora Saraiva)
Imagem: Google