Plano de aula de português para 9ºano - Texto embaralhado (Coesão e coerência)


Objetivos 
Estruturar textos de forma coerente e coesa. 
Refletir sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e construção do sentido do texto. 

Texto completo 

Garoto linha dura

Deu-se que o Pedrinha estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra a uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinha botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai. 
Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinha, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime.
O pai chamou o Pedrinha e perguntou: — Quem quebrou o vidro, meu filho? Pedrinha balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima ideia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.
Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo: — Pedrinha, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? — e, ante a negativa reiterada do filho, apelou: — Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você. 
Diante disso, Pedrinha, com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou: 
— Quem quebrou foi o garoto do vizinho. 
— Você tem certeza? 
— Juro. 
Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. 
Pedrinha concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. 
Apenas - quando o pai fez ameaça - Pedrinha pensou um pouquinho e depois concordou. 
Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e, já chateadíssimo, rumou para a casa do vizinho. 
Foi aí que Pedrinha provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou: 
— Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. 
Quando ele vier atender à porta, o senhor vai logo tacando a mão nele. 

(Stanislaw Ponte Preta, Dois amigos e um chato. São Paulo, Moderna, 1995.)

Texto embaralhado 
É necessário xerocar o texto em uma folha mais resistente do que a sulfite, depois é preciso recortar e montar um jogo para cada dupla ou trio da turma. Coloque os pedacinhos de texto em um envelope. 

Garoto linha dura 

Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo: — Pedrinha, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? - e, ante a negativa reiterada do filho, apelou: — Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você. 

Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinha, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime. 

O pai chamou o Pedrinha e perguntou: — Quem quebrou o vidro, meu filho? 

Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender à porta, o senhor vai logo tacando a mão nele. 

Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e, já chateadíssimo, rumou para a casa do vizinho. 
Foi aí que Pedrinho provou que tinha idéias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou: 

— Diante disso, Pedrinho, corna maior cara-de-pau, pigarreou e lascou: 

— Quem quebrou foi o garoto do vizinho. 

— Juro. 

— Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima ideia. O pai achou que o 
menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois. 

Aí o paí se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas - quando o pai fez ameaça - Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou. 

Deu-se que o Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do 
travessão, a dita foi de contra a uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do 
braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai. 

— Você tem certeza? 

Estratégias 

1) Organizar os alunos em duplas ou trios e entregar um envelope com texto embaralhado para cada grupo. Em seguida, oriente os alunos sobre a importância de observar atentamente cada parágrafo antes de montar o texto. Durante a realização da tarefa, observe as hipóteses levantadas pelos alunos para no momento da correção retomar dúvidas quanto à coesão e sentido do texto. 

2) Realizar a correção oralmente e anotar na lousa as hipóteses e dúvidas da turma. Em seguida, entregue um texto completo para cada grupo e deixe que façam as correções e compreendam as escolhas do autor. 

3) Retomar estudo sobre coesão e uso dos sinais de pontuação para construção dos sentidos do texto a partir do desempenho da turma. 

Comentários 
Após a montagem do texto, seria interessante propor algumas questões de interpretação e sugerir que os alunos continuassem o texto mostrando o que aconteceu quando o vizinho abriu a porta. 



Fonte: Educação Uol
Imagem: Google