Texto expositivo: exercícios para 8ºano - Você tem medo de quê?


**Gabarito no final**

Você vai ler um texto expositivo. Observe alguns tipos de medo muito intensos.

Você tem medo de quê? 

Quem nunca sentiu medo diante de uma barata, na fila da montanha-russa ou assistindo a um filme de terror na televisão? Ou, ainda, de escuro ou de dormir sozinho? 
O medo é uma emoção produzida pelo cérebro para nos deixar alertas e mais cuidadosos diante de situações que podem nos oferecer perigo. Quando o medo é muito intenso, persistente e difícil de ser controlado, é chamado de fobia
Conheça alguns tipos de fobia: 
acrofobia - medo doentio de altura;
agorafobia - medo anormal de ficar em grandes espaços abertos e lugares públicos com muita gente;
aracnofobia - medo de aranhas; 
astrofobia - sentimento de pavor aos trovões e relâmpagos; 
cinofobia - medo anormal de cães; 
dextrofobia - medo dos objetos colocados à direita das pessoas; 
elurofobia - medo ou aversão a gatos; 
fobia social - medo de enfrentar situações sociais e relacionamentos; 
fobofobia - medo dos próprios medos; 
hipnofobia - medo de dormir ou pavor durante o sono; 
musicofobia - aversão a música; 
ofidiofobia - medo de cobras; 
sitiofobia - recusa absoluta de alimento. 
Ter medo ou desconforto diante de certos animais ou em determinadas ocasiões é natural. O problema é quando esse medo impede as pessoas de levar uma vida normal. Quando isso acontece, é hora de procurar um médico. 

Fonte: Revista Superinteressante, ed. 157.

O texto expositivo apresenta ideias ou informações sobre determinado assunto com linguagem clara e objetiva. 
Assim como outros tipos de texto, o expositivo também pode ser organizado de forma que apresente primeiro a ideia principal (tema), depois o desenvolvimento detalhado dessa ideia e, finalmente, a conclusão. 

QUESTÕES

1. O título Você tem medo de quê? informa o tema que será exposto. Sobre o que trata o texto? 

2. Esse texto é composto de quantos parágrafos? 

3. No primeiro parágrafo está a apresentação da ideia principal informada no título. Ele se inicia com algumas perguntas. Qual é o objetivo do autor ao usar esse recurso? 

a) Provocar surpresa no leitor. 
b) Despertar curiosidade no leitor. 
c) Causar medo no leitor. 
d) Desviar a atenção do leitor para outro assunto. 

4. O segundo parágrafo inicia o desenvolvimento da ideia principal. Qual é a ideia mais importante desse parágrafo? 

5. O terceiro parágrafo apresenta uma lista de tipos de fobia. 

a) Lendo apenas o começo do terceiro parágrafo é possível saber quantas fobias serão apresentadas? 
b) Quando é possível obter essa informação? 
c) Quantas fobias são enumeradas nessa lista? 

6. Localize o parágrafo que apresenta a conclusão da ideia principal. 
a) Que parágrafo é esse? 
b) Qual é a informação mais importante da conclusão? 


GABARITO

1. O texto fala sobre os tipos de medos que as pessoas sentem.

2. É composto por quatro parágrafos. 

3. Alternativa b: Despertar curiosidade no leitor. 

4. O medo é importante para que as pessoas fiquem alertas nas situações de perigo. Quando é muito intenso e descontrolado, esse medo passa a ser chamado de fobia. 

5. 
a) Não.
b) Depois da leitura de todo o terceiro parágrafo.
c) Treze fobias. 

6.
a) O quarto parágrafo.
b) Sentir medo é natural, mas isso não pode impedir as pessoas de ter uma vida normal.