Texto expositivo: exercícios para 8ºano - Você tem medo de quê?


Você vai ler um texto expositivo. Observe alguns tipos de medo muito intensos.

Você tem medo de quê? 

Quem nunca sentiu medo diante de uma barata, na fila da montanha-russa ou assistindo a um filme de terror na televisão? Ou, ainda, de escuro ou de dormir sozinho? 
O medo é uma emoção produzida pelo cérebro para nos deixar alertas e mais cuidadosos diante de situações que podem nos oferecer perigo. Quando o medo é muito intenso, persistente e difícil de ser controlado, é chamado de fobia
Conheça alguns tipos de fobia: 
acrofobia - medo doentio de altura;
agorafobia - medo anormal de ficar em grandes espaços abertos e lugares públicos com muita gente;
aracnofobia - medo de aranhas; 
astrofobia - sentimento de pavor aos trovões e relâmpagos; 
cinofobia - medo anormal de cães; 
dextrofobia - medo dos objetos colocados à direita das pessoas; 
elurofobia - medo ou aversão a gatos; 
fobia social - medo de enfrentar situações sociais e relacionamentos; 
fobofobia - medo dos próprios medos; 
hipnofobia - medo de dormir ou pavor durante o sono; 
musicofobia - aversão a música; 
ofidiofobia - medo de cobras; 
sitiofobia - recusa absoluta de alimento. 
Ter medo ou desconforto diante de certos animais ou em determinadas ocasiões é natural. O problema é quando esse medo impede as pessoas de levar uma vida normal. Quando isso acontece, é hora de procurar um médico. 

Fonte: Revista Superinteressante, ed. 157.

O texto expositivo apresenta ideias ou informações sobre determinado assunto com linguagem clara e objetiva. 
Assim como outros tipos de texto, o expositivo também pode ser organizado de forma que apresente primeiro a ideia principal (tema), depois o desenvolvimento detalhado dessa ideia e, finalmente, a conclusão. 

1. O título Você tem medo de quê? informa o tema que será exposto. Sobre o que trata o texto? 

2. Esse texto é composto de quantos parágrafos? 

3. No primeiro parágrafo está a apresentação da ideia principal informada no título. Ele se inicia com algumas perguntas. Qual é o objetivo do autor ao usar esse recurso? 

a) Provocar surpresa no leitor. 
b) Despertar curiosidade no leitor. 
c) Causar medo no leitor. 
d) Desviar a atenção do leitor para outro assunto. 

4. O segundo parágrafo inicia o desenvolvimento da ideia principal. Qual é a ideia mais importante desse parágrafo? 

5. O terceiro parágrafo apresenta uma lista de tipos de fobia. 

a) Lendo apenas o começo do terceiro parágrafo é possível saber quantas fobias serão apresentadas? 
b) Quando é possível obter essa informação? 
c) Quantas fobias são enumeradas nessa lista? 

6. Localize o parágrafo que apresenta a conclusão da ideia principal. 
a) Que parágrafo é esse? 
b) Qual é a informação mais importante da conclusão? 



Gabarito

1. O texto fala sobre os tipos de medos que as pessoas sentem.

2. É composto por quatro parágrafos. 

3. Alternativa b: Despertar curiosidade no leitor. 

4. O medo é importante para que as pessoas fiquem alertas nas situações de perigo. Quando é muito intenso e descontrolado, esse medo passa a ser chamado de fobia. 

5. 
a) Não.
b) Depois da leitura de todo o terceiro parágrafo.
c) Treze fobias. 

6.
a) O quarto parágrafo.
b) Sentir medo é natural, mas isso não pode impedir as pessoas de ter uma vida normal.