A incrível história do Cavalo de Troia - Texto de divulgação científica para 9ºano (interpretação)


A incrível história do Cavalo de Troia 
Conheça a origem da expressão "presente de grego" 

Você já ouviu falar no "Cavalo de Troia"? E já recebeu algum "presente de grego"? Se você não conhece essas expressões, saiba que elas existem por causa da guerra de Troia. A história dessa guerra foi contada por Homero em uma epopeia chamada Ilíada. Junto com a Odisseia, ela é a mais importante obra do poeta grego. 
Troia era uma cidade fortificada, capital de um grande e poderoso reino. Um dia, Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, a rainha de uma cidade grega chamada Esparta. O rapto deixou vários reis gregos indignados. Eles juntaram seus exércitos e entraram em guerra contra Troia. A cidade ficou cercada por vários anos, mas suas altas muralhas impediam que ela fosse invadida. 
Entre os gregos estava nosso velho conhecido Ulisses. Ele bolou uma estratégia que praticamente decidiu a guerra: mandou construir um imenso cavalo de madeira e se escondeu em sua barriga junto com alguns guerreiros. 
Os exércitos gregos deixaram o cavalo em frente à porta de entrada de Troia e começaram a se retirar. 
Os troianos acharam que os gregos tinham desistido da guerra, e que o cavalo era um presente para eles. Decidiram trazer o bicho para dentro da cidade. Como ele era muito grande, chegaram a derrubar uma parte da muralha para poder entrar. Mal sabiam eles... 
De noite, quando os troianos estavam dormindo, Ulisses e os guerreiros gregos saíram da barriga do cavalo de madeira. Outros soldados aproveitaram o buraco na muralha e invadiram a cidade. Em pouco tempo, os gregos dominaram Troia e invadiram o palácio real. A guerra acabou com a vitória dos gregos, e Helena foi levada de volta para Esparta. 
Por isso, até hoje, um presente que ninguém quer ganhar é chamado de "presente de grego". 

Bruno Magalhães. 
Revista Ciência Hoje das Crianças (on-line)



1. O que foi a Guerra de Troia? 

2. Quem venceu essa guerra? 

3. Em que situações usamos atualmente a expressão "presente de grego"? 

4. No livra "Futebolíada", que elemento deve representar o Cavalo de Troia? Explique sua escolha. 


Gabarito

1. A guerra que ocorreu entre troianos e gregos devido ao rapto de Helena, mulher do grego Menelau, pelo troiano Páris. 

2. Os gregos venceram os troianos após 10 anos de luta.

3. Quando recebemos um presente que é interessante só para quem nos presenteou.

4. Resposta pessoal. Imagine algo que um time possa ter dado a outro para obter alguma vantagem que o torne superior ao time presenteado.