Atividade de produção de texto: miniconto (O que eu vou ser) 7ºano

Imagem: Google

Seu desafio é escrever um miniconto com apenas 140 caracteres. Mas como saber o que pode ser eliminado sem que a essência do texto se perca? Vamos exercitar essa consciência tendo como ponto de partida o miniconto a seguir. Leia-o. 

O que eu vou ser 

Minha mãe diz que quando era pequeno eu queria ser veterinário, por causa do Sansão, nosso cachorro na época, com quem eu brincava o dia inteiro. Depois, lá pelos sete, quis ser piloto de Fórmula 1. Disso eu me lembro bem: vivia com um carrinho na mão, montava pistas e acelerava como se estivesse dentro. E teve também a fase do basquete: passava as tardes jogando com a turma e tinha esperança de crescer e ficar mais alto que a média da família. Agora, não sei, mas acho isso tudo meio bobo. Vejo a NBA na TV e me canso. Troco de canal, vejo programa de bichinho, e acho infantil demais. Fórmula 1, então, um tédio, e troco de canal, troco de canal, troco de canal...

Leonardo Brasiliense. Adeus conto de fadas: minicontos juvenis. 

1. Seu primeiro desafio será reduzir o miniconto para que ele fique com até 280 caracteres. Para tanto, avalie: o que pode ser cortado sem comprometer o entendimento do texto? Veja algumas dicas. 
  • Lembre-se de que os acontecimentos são fundamentais na narrativa. 
  • Explicações e comentários do narrador têm importância secundária. 
  • Espaço (cenário) e tempo (época) não precisam ser caracterizados detalhadamente. 
  • Talvez algumas expressões repetidas possam ser eliminadas, mas verifique se a repetição não é um elemento importante para garantir a expressividade do texto. 
2. Compartilhe a sua nova versão do texto com um colega. 
a) Vocês cortaram as mesmas partes do texto original? 
b) Os critérios usados para fazer cortes foram os mesmos? 
c) Alguma informação relevante ficou de fora da nova versão dos textos? 

3. Chegou o momento do desafio final: reduzir ainda mais o miniconto "O que eu vou ser", para que ele fique com até 140 caracteres. Será que você consegue? 
Respostas pessoais
Sugestão de produção final: Veterinário? Piloto? Jogador de basquete? Acho tudo meio bobo. Cansativo. Infantil. Um tédio. E troco de canal, troco de canal... 
(131 caracteres)