Interpretação de texto - tirinha Mafalda - meio ambiente (1ºano do ensino médio)

Leia o início de uma reportagem publicada na revista Cláudia e uma tira da personagem Mafalda. Depois responda às questões. 

Quando falar em reciclagem ainda era novidade, estes artistas já utilizavam materiais desprezados, como sobras de alumínio, papelão e plástico de para-choques de automóveis. Hoje, os artesãos do lixo são reconhecidos por uma clientela que valoriza objetos produzidos sem agressões à natureza. 
As peças belíssimas que aparecem nesta reportagem, exibidas por seus criadores, foram fabricadas com materiais que estavam a caminho do lixo. Muito antes da maré ambientalista que hoje - felizmente - varre o planeta, esses artistas já levavam a sério a lei de Lavoisier, segundo a qual, na natureza, nada se cria e nada se perde: tudo se transforma. Desde o início da carreira, eles se propuseram a missão de resgatar das caçambas e dos latões produtos que demorariam décadas ou séculos para se decompor, criando com eles objetos de desejo. 

Kátia Meio. Do lixo ao luxo. Revista Cláudia, São Paulo, Abril. n. 8, ago. 2007.

Clique para ampliar

1. Em relação aos dois textos, é correto afirmar que: 

a) a reportagem e a tira apontam soluções eficientes para diminuir a poluição ambiental provocada pela produção do lixo. 
b) a reportagem mostra que, do lixo, podem ser feitos produtos de luxo, enquanto a tira mostra que o lixo é produzido com o luxo, ou seja, com o desperdício. 
c) os dois textos apontam para a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias que possam melhorar a reciclagem do lixo. 
d) tanto a matéria quanto a tira abordam, de forma diferente, um dos mais graves problemas ambientais: a produção de lixo. 

2. Explique por que as demais alternativas da questão 1 estão incorretas. 

Gabarito

1. Tanto a matéria quanto a tira abordam, de forma diferente, um dos mais graves problemas ambientais: a produção de lixo. (alternativa D)

2. Alternativa a: Está errada porque principalmente a tira não apresenta uma solução para diminuir a poluição ambiental provocada pelo lixo. Alternativa b: A primeira parte está correta, pois a reportagem realmente mostra que do lixo podem surgir produtos de luxo; a parte que se refere à tira está errada, porque Mafalda, ao trocar a pilha de rádio, pede ao pai que resolva o que fazer com a pilha (lixo tóxico). Não há, portanto, nenhum indicativo de luxo na situação apresentada. Alternativa c: Está errada porque nenhum dos dois textos aponta, de forma explícita, a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias para reciclagem do lixo.