Português - concursos - exercícios com respostas



a) É correta a disposição (...) de abandonar os planos de seu antecessor para descentralizar os recursos investidos na área expressa uma causalidade;
b) Distribuir pouco dinheiro a muitos centros pode equivaler a desperdiçar toda a verba constitui um paradoxo;
c) A pulverização das verbas pode atender a interesses populistas de políticos tem o sentido de compromissos populares;
d) (...) cabe ao poder público colocar suas fichas em projetos com maior possibilidade de oferecer retorno tem o sentido de ir de encontro a;
e) Não se trata de ser contra a descentralização como conceito tem o sentido de em tese.

2. (FDC – Professor de Português II) Assinale a única frase que se completa com a segunda forma entre parênteses:

a) Os culpados __________ as leis. (infringiram / infligiram)
b) O ___________ do senador termina no próximo ano. (mandado / mandato)
c) Não saia, pois a chuva está ___________. (iminente / eminente)
d) Ladrão foi apanhado em __________. (flagrante / fragrante)
e) Os requintes de educação caracterizam um perfeito ___________. (cavalheiro / cavaleiro)

3. (Esaf – MPU – Analista) (Adaptada) Qual grupo de frases abaixo apresenta uma frase que não está gramaticalmente correta?

I. Quando surgiu Euclides da Cunha, nossa literatura podia enumerar grandes nomes pertencentes ao “sistema” de que falei há pouco. / Quando surgiu Euclides da Cunha, nossa literatura podia enumerar grandes nomes pertencentes ao “sistema” de que faz pouco falei.
II. No Brasil, a nacionalidade e a literatura formaram um “sistema” interessantíssimo, que a cerca de trezentos anos desenvolve-se. / No Brasil, a nacionalidade e a literatura formaram um “sistema” interessantíssimo, que há cerca de trezentos anos se desenvolve.

4. (FCC – SEFAZ/PB – Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) Nas frases:

I. O mau julgamento político de suas ações não preocupa os deputados corruptos. Para eles, o mal está na mídia impressa ou televisiva.
II. Não há nenhum mau na utilização do Caixa 2. Os recursos não contabilizados não são um mau, porque todos os políticos o utilizam.
III. É mau apenas lamentar a atitude dos políticos. O povo poderá puni-los com o voto nas eleições que se aproximam. Nesse momento, como diz o ditado popular, eles estarão em mal lençóis.

O emprego dos termos mal e mau está correto APENAS em:
a) I;
b) I e II;
c) II;
d) III;
e) I e III.

5. (Cespe/UnB – MEC – Agente Administrativo) 
“Certamente você já se perguntou por que algumas pessoas têm tanto e outras tão pouco. Talvez a resposta não seja tão complicada quanto se pensa. (...)”

Na indagação da linha 1, aparece a expressão “por que”. Na resposta, a expressão correta seria porque, como aparece a seguir: Algumas pessoas têm mais dinheiro do que outras porque sabem como aumentar sua riqueza.

(  ) CERTO
(  ) ERRADO

6. (Esaf – MTE – Auditor-Fiscal do Trabalho)

Com devoção e entusiasmo, o sul do mundo copia e multiplica os piores costumes do norte. E do norte não recebe as virtudes, mas o pior: torna sua a religião norte-americana do automóvel e do desprezo pelo transporte público bem como toda a mitologia da liberdade de mercado e da sociedade de consumo. E o sul também recebe, de braços abertos, as fábricas mais porcas, as mais inimigas da natureza, em troca de salários que dão saudade da escravidão.
No entanto, cada habitante do norte consome, em média, dez vezes mais petróleo, gás e carvão; e, no sul, apenas uma de cada cem pessoas tem carro próprio. Gula e jejum do cardápio ambiental: 75% da contaminação do mundo provêm de 25% da população.

Assinale a opção em que a expressão retirada do texto foi empregada em sentido denotativo.
a) “a religião norte-americana do automóvel e do desprezo pelo transporte público”;
b) “toda a mitologia da liberdade de mercado e da sociedade de consumo”;
c) “de braços abertos”;
d) “no sul, apenas uma de cada cem pessoas tem carro próprio”;
e) “Gula e jejum do cardápio ambiental”.

7. (Esaf – MTE – Auditor-Fiscal do Trabalho) (Adaptada) A afirmação abaixo está correta ou incorreta?

(...) Criada em 2000 para “promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde e regular as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores (de serviços) e consumidores”, a ANS opera numa corda bamba. (...)

A expressão “numa corda bamba” tem significação conotativa e confere um tom de informalidade ao texto.

8. (Adaptada) A afirmação abaixo está correta ou incorreta?

(...) A crise que se iniciou em 2008 nos EUA para depois atingir todas as economias, no quadro da globalização, ao contrário da de 1929, levou os governos a optarem pela intervenção pública para salvar o sistema bancário e para dar um impulso à economia. Isso se traduziu como forte pressão sobre as finanças públicas, que estão acusando deficits muito elevados.

A palavra “acusando” está sendo empregada com a acepção de indicando, mostrando, revelando.

9. (FCC – TJ/SE – Técnico Judiciário) Constituem parônimos os vocábulos grifados nas frases apresentadas em:

a) Constava do relatório a descrição pormenorizada da destruição do centro de treinamento decorrente da invasão de torcedores. / Com discrição e muita simpatia, o novo jogador logo conquistou a confiança da torcida.
b) O descontentamento dos torcedores culminou com um protesto no próprio estádio. / Como protesto contra as medidas tomadas pela diretoria, funcionários se recusaram a trabalhar.
c) Torcedores descontentes invadiram a sede do clube e a depredaram. / Com sede de vitória, os torcedores estimulavam o time ao ataque.
d) O recinto foi atacado por bombas de fabricação caseira. / Na festa junina soltaram-se bombas e fogos de artifício coloridos.
e) Os feridos no confronto foram encaminhados ao hospital mais próximo. / Vários espectadores ficaram feridos no último festival.

10. (FCC – TRT (16a R) – Técnico Judiciário) A frase em que há palavras escritas de modo INCORRETO é:

a) A aridez que sempre caracterizou as paisagens do Nordeste brasileiro aparece agora, para assombro de todos, na região Sul, comprometendo as safras de grãos.
b) Alguns estudiosos reagem com sensatez às recentes explicações, considerando se o papel da bomba biótica é realmente crucial na circulação do ar.
c) Se for comprovada a correção da nova teoria, a preservação das florestas torna-se essencial para garantir a qualidade de vida em todo o planeta.
d) O desmatamento indescriminado, que reduz os índices de chuvas e altera o ciclo das águas, pode transformar um continente em um estenso e inabitável deserto.
e) Com ventos mais próximos ao mar, o ar úmido resultante da evaporação da água do oceano é puxado para o continente, distribuindo a chuva ao redor do planeta.

11. (FCC – MPE/SE – Técnico do MP) Identificam-se parônimos no par de expressões transcritas em:

a) importância capital // importância fundamental;
b) tráfico de pessoas // tráfego de pessoas;
c) tecnologias de informação // comunicação tecnológica;
d) violações cometidas // violações reprimidas;
e) vida com liberdade // vida com dignidade.

12. Considere as frases abaixo:

I. Os horrores trazidos pela II Guerra Mundial marcaram o porquê da criação de um documento internacional que garantisse o respeito aos direitos humanos.
II. Sem conhecer seus direitos, os indivíduos não saberão dispor dos instrumentos nem apresentar razões porque reivindicar sua efetiva aplicação.
III. Por falta de divulgação dos termos previstos na Declaração Universal, grupos minoritários se tornam mais vulneráveis à violação de seus direitos, sem mesmo saber por quê.
IV. São inúmeros os benefícios trazidos pela Declaração Universal, embora exista desrespeito aos direitos nela previstos, como a persistência da pobreza, por que passa um terço da população mundial.

Estão escritos corretamente os termos que aparecem grifados em:

a) I, II, III e IV;
b) I, II e III, apenas;
c) I, III e IV, apenas;
d) II, III e IV, apenas;
e) I, II e IV, apenas.

13. (FCC – TRE/RS – Analista Judiciário) A frase em que a palavra destacada está empregada de modo equivocado é:

a) Inerme diante da ofensiva tão violenta, não lhe restou nada a fazer senão render-se.
b) Há quem proscreva construções linguísticas de cunho popular.
c) Fui informado do diferimento da reunião em que o fato seria analisado.
d) A descriminalização de algumas drogas é questão polêmica.
e) A flagrância do perfume inebriava a todos os convidados.

14. (FCC – TRE/AL – Analista Judiciário) Na frase Eis por que o espectador não se sente em casa em parte alguma, porque o espetáculo está em toda parte, os elementos sublinhados podem ser correta e respectivamente substituídos por:

a) a razão pela qual e visto que;
b) por cujo motivo e visto que;
c) a finalidade pela qual e dado que;
d) o motivo por onde e conquanto;
e) a alegação de que e conquanto.

15. (Esaf – MTE – Auditor-Fiscal do Trabalho) Assinale a opção que indica onde o texto foi transcrito com erro gramatical.

A lição reafirmada pela crise é a da (1) instabilidade como pressuposto da economia de mercado, transmitida por dois canais. O primeiro é o da confiança dos agentes – aspecto crucial nas observações de John Maynard Keynes –, que é volúvel e sujeita a mudança repentina em momentos de incerteza. Tal instabilidade pode ainda ser catalisada (2) pelo canal financeiro, como ficou claro, de forma dramática, em 2008. Falhas de mercado e manifestações de irracionalidade são comuns no capitalismo, sem dúvida, mas a derrocada recente não repõe (3) a polarização entre Estado e mercado. Reforça, isso sim, a necessidade de aperfeiçoar instituições, afim de (4) preservar a funcionalidade dos mercados e a concorrência, bens públicos que o mercado, deixado à (5) própria sorte, é incapaz de prover.

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

LEIA TAMBÉM:
Interpretação de texto com gabarito - concursos e vestibulares
Estrutura das palavras - exercícios com respostas (concursos e vestibulares)
Figuras de linguagem: exercício com gabarito - vestibulares e concursos

GABARITO

1E
2B
3I
4 correto
5 certo
6D
7 correto
8 correto
9A
10D
11B
12C
13E
14A
15D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...