Conto - 4ºano - atividade curta de leitura e interpretação


O conto "O gato de botas" é a história de um jovem que recebe um gato como herança e não sabe o que fazer com ele. Leia um trecho. 

O gato de botas 

[...] 
Este último, nada satisfeito com que lhe coubera, resmungou: "Meus irmãos sobreviverão honestamente. Mas e eu? O que vou fazer? Talvez possa jantar o gato e com o couro fazer um tamborim. Mas e depois?". 
O gato logo endireitou as orelhas, querendo ouvir melhor um assunto de tamanho interesse. Então, percebendo que precisava agir, foi dizendo: 
- Não se desespere, patrãozinho, pois eu tenho um plano. Consiga-me um par de botas e um saco de pano e deixe o resto comigo. 
O jovem achou que valeria a pena tentar; afinal, o gato parecia inteligente e astuto. Deu-lhe então um saco e um par de botas, desejou-lhe muito boa sorte e deixou-o partir. 
[...] 

Irmãos Grimm. In: São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Ler e escrever: livro de textos do aluno. Seleção dos textos de Claudia Rosenberg Aratangy. 3. ed. São Paulo: FDE, 2010. p. 72. 

1. Como o gato se sentiu ao receber o gato como herança?

2. Por que o gato tinha interesse na fala do jovem rapaz?

3. Que qualidades o gato parecia ter que fizeram com que o jovem acreditasse nele?

RESPOSTAS

1. Nada satisfeito.

2. Porque o jovem estava em dúvida sobre o que fazer com o gato. Ele estava decidindo o futuro do animal, por isso este queria ouvi-lo.

3. O gato parecia ser inteligente e astuto. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...