Atividade com conto para 6ºano (gabarito)

QUESTÃO 1
Em diversos trechos do texto, é possível perceber claramente que a intenção do pião era aproximar-se de uma bola, pois formariam um “belo par”, acrescentando a essa justificativa o fato de sentir amor por tal objeto, como observado em: “Quanto mais pensava na bola, mais o pião a amava. O fato de não ter conseguido conquistá-la só aumentava seu amor (...). E dessa maneira se passaram muitos anos, e a bola se tornou um amor antigo.”
Resposta: C

QUESTÃO 2
O texto nos diz que, embora o tempo tivesse passado e o pião já não fosse mais tão jovem, o brinquedo achou fantástico ter sido pintado de dourado. Um dia, porém, em consequência de um salto muito alto, desapareceu da casa onde morava e foi parar numa lata de lixo. Desse modo, reencontrou a bola – seu antigo amor; porém, não foi por ela reconhecido. Tais constatações invalidam as afirmações feitas em I, III e V. As demais alternativas (II e IV) trazem informações corretas.
Resposta: D

QUESTÃO 3
Entre os fragmentos do texto apresentados, aquele que revela que a bola reconhece ao menos uma qualidade do pião é: “Até que você fala muito bem, para alguém da sua espécie”.
Resposta: C

QUESTÃO 4
Releia a afirmação I:
“Como já estava muito cansado e não era mais tão jovem, o pião gostou do local para onde tinha se arremessado, pois a lata de lixo era um lugar onde ninguém o encontraria”.
Informação incorreta. Embora não fosse mais tão jovem, o texto não apresenta indícios de “cansaço” do personagem, tampouco informa que o pião gostou de ter se arremessado para uma lata de lixo, onde “topou com todo tipo de resto, como talos de repolho, ciscos colhidos pela vassoura e sujeira que caíra da calha”, acrescido ainda do comentário “Que lugar para se ficar!”. As demais afirmações estão corretas, de acordo com o texto.
Resposta: A