Tipos de sujeito - exercícios resolvidos - vestibulares


1. Correlacione.
(1) SUJEITO SIMPLES
(2) SUJEITO COMPOSTO
(3) SUJEITO INDETERMINADO
(4) SUJEITO INEXISTENTE

(1) Admitiu-se o erro.
(3) Chegou-se a uma triste conclusão.
(4) Faz três meses da volta de Manoel.
(1) Choveram pedras nesta briga terrível.
(4) Ventava todos os dias em Granada.
(3) Derrubaram mais um governo na América Central.
(2) Tim Maia e sua banda não compareceram a outro espetáculo.
(1) Não se pedem favores nesta firma.
(3) Não se acreditou em nenhuma de suas palavras.
(2) Não voltarão mais para o Brasil meu irmão e sua esposa.
(3) Aqui se trata de doenças incuráveis.
(4) Trata-se de uma interpretação da lei.

2. Nas seguintes orações:
“Pede-se silêncio”
“A caverna anoitecia aos poucos”
 “Fazia um calor tremendo naquela tarde”
o sujeito se classifica, respectivamente, como:
a) indeterminado, inexistente, simples;
b) oculto, simples, inexistente;
c) inexistente, inexistente, inexistente;
d) oculto, inexistente, simples;
e) simples, simples, inexistente.

3. Verbos HAVER, FAZER e DAR. Assinale a frase correta.
a) Sempre haverão vozes discordantes.
b) Vão fazer três anos, a contar do momento em que comecei o projeto.
c) Deram duas horas a torre, é agora!
d) Deu duas horas na torre, é agora!
e) Hão de trazer o que me prometeram! Ora, se hão!

4. Entre as frases abaixo, somente uma apresenta sujeito indeterminado. Assinale-a.
a) Há a marca da vida nas pessoas.
b) Não se necessita de lavadeira.
c) Vai um sujeito pela rua.
d) Não se engomou seu paletó.
e) Pede-se um pouco de paciência.

5. 
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico brado retumbante...”
O sujeito da afirmação com que se inicia o Hino Nacional é:
a) indeterminado;
b) um povo heroico;
c) as margens plácidas do Ipiranga;
d) do Ipiranga;
e) o brado retumbante.

6. Na oração “Mas uma diferença houve”o sujeito é:
a) agente;
b) indeterminado;
c) paciente;
d) inexistente;
e) oculto.

7. Há crianças sem carinho / Disseram-me a verdade / Construíram-se represas. Os sujeitos das orações acima são, respectivamente:
a) inexistente, indeterminado, simples;
b) indeterminado, implícito, indeterminado;
c) simples, indeterminado, indeterminado;
d) inexistente, inexistente, simples;
e) indeterminado, simples, inexistente;


8. Qual a alternativa em que há sujeito indeterminado?
a) Comecei a estudar muito tarde para o exame.
b) Em rico estojo de veludo, jazia uma flauta de prata.
c) Soube-se que o proprietário estava doente.
d) Houve muitos feridos no desastre.
e) Julgaram-no incapaz de exercer o cargo.

9. O sujeito é simples e determinado em:
a) Há somente um candidato ao novo cargo, doutor?
b) Vive-se bem ao ar livre.
c) Na reunião de alunos, só havia pais.
d) Que calor, filho!
e) Viam-se eleitores indecisos durante a pesquisa.


10.  Preencha a segunda coluna conforme o código estabelecido na primeira e assinale a alternativa correta de acordo com essa relação.
(1) sujeito determinado simples
(2) sujeito indeterminado
(3) sujeito desinencial (implícito na terminação verbal)
(4) sujeito paciente
(5) sujeito inexistente
( ) Era um mistério curioso aquela vida.
( ) No auge da rebelião, houve um tiroteio de quinze minutos entre policiais e bandidos.
( ) Quando se dispõe de força interna, vive-se melhor.
( ) Corrigiram-se os artigos após a última emenda do jornalista.
( ) Nem quererá despejá-lo imediatamente.

a) 5 – 3 – 2 – 1 – 4
b) 5 – 3 – 2 – 4 – 1
c) 1 – 5 – 2 – 4 – 3
d) 1 – 3 – 5 – 2 – 4
e) 1 – 5 – 3 – 2 – 4


11. “O Brasil não conseguirá resolver os problemas da miséria e da infância abandonada em 1994...” Se transformarmos esta oração do texto numa oração de sujeito indeterminado, qual seria uma de sua possíveis formas?
a) Não conseguiremos resolver os problemas da miséria e da infância abandonada em 1994.
b) Não se conseguirá resolver os problemas da miséria e da infância abandonada em 1994.
c) Não se conseguirão resolver os problemas da miséria e da infância abandonada em 1994.
d) Os problemas da miséria e da infância abandonada não conseguirão ser resolvidos em 1994.
e) Não conseguirão resolver os problemas da miséria e da infância em 1994.

12. O segmento do texto que apresenta um sujeito posposto ao verbo é:
a) “Anestesiada e derrotada, a sociedade nem está percebendo a enorme inversão de valores em curso.”
b) “Parece aceitar como normal que um grupo de criminosos estenda faixas pela cidade e nelas fale de paz.”
c) “Há um coro, embora surdo, que tenta retratar criminosos como coitadinhos...”
d) “Coitadinhos e vítimas de um sistema ineficiente, aqui, são os parentes dos abatidos pela violência...”
e) “Mas não merecem um micrograma que seja de privilégios...”

13. O segmento do texto em que o sujeito está posposto ao verbo é:
a) Isto não acontecerá de novo...
b) Segundo os relatos, o animal foi embarcado no dia 17 de outubro...
c) E mais, nele viajou por seis horas.
d) ... garante um representante da empresa.
e) Há coisas que só acontecem nos Estados Unidos.