Fábula pequena para interpretação com respostas - 6ºano


A Formiga e a Pomba
Esopo

Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.

Moral da história: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.


1. Na leitura e compreensão do texto faz-se necessário a localização de informações que, explicitamente, constam na sua superfície. Neste texto, do gênero fábula “A Formiga e a Pomba”, como a formiga flutuou em segurança até a margem do rio?
A formiga flutuou até a margem do rio subindo numa folha que a pomba arrancou da árvore. 
** Essa habilidade é uma das mais importantes para o desenvolvimento das demais habilidades de leitura, pois requer que o estudante identifique uma determinada informação, entre outras também presentes no texto.**

2. Outra informação que está claramente apresentada no texto é a forma como a pomba conseguiu escapulir do caçador, descreva este fato.
A pomba conseguiu fugir quando a formiga deu uma ferroada no pé do caçador, que deixou sua armadilha cair no chão. 
**Essa informação aparece claramente escrita no texto, não sendo necessário que o aluno faça inferências.**

3. A compreensão de um texto não se dá apenas pelo processamento de informações explícitas, mas também por meio de informações implícitas, ou seja, a compreensão acontece pela mobilização de um modelo cognitivo (percepção mental, raciocínio) - que integra as informações expressas com os conhecimentos prévios do leitor ou com elementos propostos nos textos. Sendo assim, qual era a intenção do caçador?
O caçador está montando uma armadilha para pegar a pomba. 
**Essa informação não está escrita claramente no texto, contudo, o aluno, com seu conhecimento de mundo, poderá inferir essa informação. A habilidade que avalia esse descritor é a de o aluno reconhecer uma ideia implícita no texto, ou seja, que está além do que está explícito. O trabalho com diversos gêneros textuais colabora para o desenvolvimento da habilidade de inferir, sendo o professor um mediador para que os alunos estabeleçam relações entre os diferentes elementos presentes no texto.**

4. Você percebeu que neste texto do gênero fábula, os personagens são animais, e vivem situações parecidas com a dos humanos. Por que os autores escrevem assim? E qual a finalidade desse tipo de texto?
Esse tipo de texto do gênero fábula tem a finalidade de transmitir algum ensinamento ou alguma lição de moral ao homem, e o narrador se utiliza de animais para não deixar que essa crítica aos comportamentos humanos fique tão explícita. 
**A habilidade cobrada por esse descritor visa verificar se o estudante é capaz de reconhecer a finalidade dos textos que circulam numa sociedade.**