Questões sobre "A hora da estrela" (gabarito)


Clique aqui para acessar o TEXTO e QUESTÕES deste gabarito. 

1. Essas palavras e expressões revelam aspectos negativos da personagem feminina descrita: mulher subnutrida, sem atrativos físicos, sem experiência, sem afeto, sem valor, deslocada no mundo. Se necessário, reforce que essa é uma descrição de Macabéa feita pelo narrador do romance: Rodrigo S. M. 

2. Alternativa c. O narrador se identifica com a personagem. Ele diz: "[...] também eu não faço a menor falta, [...]." 

3. O narrador faz referência à prostituição feminina como forma de sobrevivência. 

4.
a) O encontro entre as personagens Macabéa e Olímpico, em uma praça pública, e o diálogo estabelecidos por elas.
b) I: Olímpico é presunçoso, insensível, impaciente, embrutecido. Considera-se superior a Macabéa. Impaciente, recusa-se a se identificar com ela, negando sua própria origem e condição. II: Macabéa não tem identidade. Não consegue refletir sobre sua condição e não tem consciência da falta de sentido de sua vida. É insegura, submissa, tem dificuldade em se expressar e sua autoestima é baixa. Em relação a Olímpico, sente medo e respeito. 
c) Não. Ela têm dificuldade em se expressar e em se fazer entender, de modo que praticamente não há comunicação entre elas.
d) Não. O nome foi usado em sentido irônico, pois a personagem não apresenta características de um herói, e sim de um anti-herói. Comente com os alunos que o sobrenome Jesus é dado àqueles que não recebem o nome paterno. 
e) Essas expressões têm função fática, de buscar a atenção do interlocutor, mas, nesse trecho, revelam a impossibilidade de comunicação das personagens. 

5. Revela que, para o narrador, as personagens Macabéa e Olímpico são iguais entre si e não têm identidade própria.

6. Alternativa e. O trecho, ao contrário, revela a tomada de consciência de Macabéa a respeito de sua condição.