Adjetivos - Exercício 8ºano - Relato de viagem


Leia este trecho do relato de viagem produzido por Charles Darwin e responda às perguntas. 

"9 de abril - Antes do nascer do sol, deixamos o local miserável em que passamos a noite. A estrada passava ao longo de uma planície estreita e arenosa que se estendia entre o mar e as lagunas salgadas interiores. Um grande número de belas aves ribeirinhas, como as garças e os grous, e as plantas suculentas que assumiam formas fantásticas davam ao cenário um interesse que de outra forma não possuiria. As poucas árvores atrofiadas que se viam estavam cobertas de plantas parasitas, entre as quais se podiam admirar a beleza e deliciosa fragrância de algumas orquídeas. À medida que o sol se erguia, o dia se tornou intoleravelmente quente, e a areia branca, refletindo a luz e o calor, causou-nos um mal-estar intenso." 

QUESTÕES (gabarito no final)

1. Nesse trecho, quais adjetivos foram usados para descrever a planície e as lagunas por onde Darwin passou?

2. As características indicadas por esses adjetivos dependem da opinião de Darwin? Explique sua resposta.

3. Veja agora os adjetivos que determinam o substantivo aves. Eles dependem da opinião do naturalista? 

4. Compare o trecho do texto "o dia se tornou intoleravelmente quente" com a frase "o dia se tornou quente". Qual é mais subjetivo? Por quê? 

5. A expressão dia intoleravelmente quente está relacionada à expressão mal-estar intenso. Que tipo de relação existe entre elas: a primeira é consequência da segunda, é causa da segunda ou é oposta à segunda? 

6. Uma boa descrição permite ao leitor experimentar sensações parecidas com as que o produtor do texto sentiu ou inventou. Quais dos sentidos - visão, audição, olfato, paladar e tato - são estimulados pelo texto? Explique sua resposta.