Artigo de opinião - Lya Luft (gabarito)


Clique aqui para acessar o TEXTO e QUESTÕES deste gabarito.

GABARITO

1.
a) Ela declara que o preconceito atinge a todos, seja como autor de uma ideia preconceituosa, seja com alvo dela.
b) Ao preconceito.
c) Raiz aqui quer dizer origem.
d) Porque a origem do preconceito está associada a sensações que o homem experimentou logo nos primeiros tempos de sua existência. A palavra primitivo está associando esse conceito ao período inicial da humanidade.

2. O medo do diferente tornava-o um possível inimigo, por isso podemos afirmar que o medo é a origem de um preconceito. Ao mesmo tempo, naquele momento, era necessário se proteger dos inúmeros perigos para sobreviver e dar continuidade à espécie; esse sentimento motivava uma ação defensiva por parte dos seres humanos.

3. Nestes tempos de perseguição, calúnia, impunidade e desculpas tolas, só o rigor da lei pode nos impedir de recair rapidamente na velha selvageria." Cumprir rigorosamente as leis que punem aqueles que praticam atos preconceituosos.

4. "Velha selvageria" pode ser a situação descrita no primeiro parágrafo, quando, no início de sua existência, o ser humano rejeitava o novo para se proteger.

5. 
a) As palavras podem ferir ou trazer conforto para as pessoas.
b) Ela recupera termos que isoladamente poderiam ser considerados preconceituosos, mas em determinados contextos soam carinhosos. É o caso de “meu nego”, “minha neguinha” e “gordo”
c) A autora cita exemplos das expressões “macacos” e “negro”, utilizadas pelas torcidas organizadas, para hospitalizar o time adversário em campeonatos de futebol. 
d) Ela quis dizer que as palavras podem representar, ao mesmo tempo, coisas completamente opostas. 

6. 
a) “É possível conviver de forma honrada com o diferente.” / “Simplesmente entenderam que as diferenças podem enriquecer.”
b) Comprovar com um dado real a possibilidade com o diferente e aproximar o leitor.
c) Afirmar que a situação não é possível apenas em famílias especiais, mas em todas que entendem as vantagens da diversidade.