Substantivos - Cartum - Interpretação 7ºano (Habilidade EF69LP05)


HABILIDADE EF69LP05
Inferir e justificar, em textos multissemióticos - tirinhas, charges, memes, gifs etc. -, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

1. Observe o contexto em que as personagens aparecem nesse cartum. É um local mais privado, intimista ou trata-se de um local mais público? Explique. 

2. Nesse ambiente, aparecem quatro máquinas que fornecem produtos diferenciados. Nas duas primeiras, as listas de palavras se referem a que tipos de produto? 

3. Dizemos que palavras como as das listas são substantivos, pois têm como finalidade dar nome a objetos, seres etc. Na terceira máquina, o que os substantivos estão nomeando? Em que lugar eles são normalmente utilizados? 

4. É comum encontrar em um escritório a máquina que está próxima de Gaturro? Explique. 

5. O homem acredita que o tempo dentro do escritório é cada vez maior. Por quê? 

6. De que forma observar as listas de substantivos contribuiu para dar sentido ao texto?


RESPOSTAS

1. Trata-se de um local mais público, especificamente um local de trabalho, considerando a fala de uma das personagens, quando cita o escritório.

2. Nomes de bebidas, de comidas e de um tipo de remédio (os comprimidos).

3. Estão nomeando produtos de higiene ou objetos de uso pessoal. Eles são normalmente utilizados em casa.
Professor (a), aceitar outra resposta como utilizados também em hotéis ou similares, caso seja outra realidade vivida pelos (as) estudantes. Neste caso, o importante é que se compreenda que muitos dos itens referem-se ao uso em contextos mais privados e não em contextos públicos como o local de trabalho.

4. Espera-se que os (as) estudantes considerem que não é comum encontrar uma máquina de lavar em um escritório, especialmente sendo usada com a finalidade que podemos evidenciar no quadrinho, pela meia que está saindo da secadora, sinalizando que a máquina está sendo usada para lavar roupas pessoais. É bem possível que haja máquinas de lavar de grande porte como essa em alguns grandes escritórios, mas para lavar outros tipos de materiais.

5. Porque até objetos que usamos apenas em casa já estão sendo oferecidos dentro do escritório.

6. A seleção dos substantivos foi fundamental para comprovar a ideia de que eles passam cada vez mais tempo no escritório.