Artigo de divulgação científica - Exercício com gabarito (8ºano) Habilidade EF89LP16


Leia o trecho de um artigo de divulgação científica.

Fósseis mais antigos do mundo são apenas pedras, diz estudo


Em 2016, cientistas da Austrália descobriram estruturas estranhas na Groenlândia que, segundo eles, eram sobras de micróbios que viveram em um antigo ambiente marinho. Estimava-se que esses achados tivessem cerca de 3,7 bilhões de anos, o que seria uma sugestão de que a vida poderia ter se formado mais rápido do que se pensava depois da formação da Terra.
Uma nova pesquisa conduzida pela astrobióloga Abigail Allwood, da NASA, no entanto, concluiu que não se trata de fósseis, mas rochas – e os australianos custam a acreditar.

(Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/10/fosseis-mais-antigos-do-mundo-saoapenas-pedras-diz-estudo.html>. 

O trecho destacado expressa uma:
a) avaliação do autor do artigo.
b) crítica a respeito da descoberta.
c) descrição das peças encontradas.
d) explicação acerca da pesquisa.

GABARITO COMENTADO

Prática de Linguagem: Leitura
Objeto(s) de conhecimento: Modalização

Habilidade (EF89LP16) 
Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas. 

Justificativas
a
O autor do artigo tece, no trecho destacado, um comentário acerca da reação dos australianos diante da descoberta de Abigail Allwood. (correta)
b
A expressão “e os australianos custam a acreditar” não é uma crítica à descoberta, mas uma consideração a respeito da forma como eles reagiram aos resultados obtidos.
c
O trecho destacado não descreve as peças (antes consideradas fósseis, agora, pedras), apenas comenta a reação dos australianos.
d
No trecho, não é dada nenhuma explicação acerca da pesquisa. O autor do artigo faz um comentário, uma avaliação a respeito da reação dos australianos diante do fato descoberto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Retome os efeitos de sentido que determinadas palavras e/ou orações podem exercer no texto, apresentando um comentário pessoal do autor, expressando avaliação, opinião, julgamento acerca do fato apresentado ou do tema discutido.