Exercícios orações coordenadas e subordinadas (gabarito)



Questão 1
RESPOSTA: D
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer as características da crônica ao ler o trecho de um texto de João do Rio. (EF89LP33)

Questão 2
RESPOSTA: A
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos consigam identificar que a conjunção que relaciona uma oração principal a uma oração subordinada substantiva. (EF09LP08)

Questão 3
RESPOSTA: B
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos reconheçam os efeitos de sentido provocados pelo em-prego de figuras de linguagem. (EF89LP37)

Questão 4
RESPOSTA: Antítese: “escutava umas vozes surdas”. Esse trecho ressalta a ideia de que as vozes ocorriam apenas na mente do personagem, já que eram vozes sem som. Eufemismo: “Quando percebi que o doente expirava”. O verbo expirar é usado em substituição a morrer, porque Procópio não queria entrar em contato com o horror da morte que ele mesmo provocou.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos consigam reconhecer os efeitos de sentido provocados pelo emprego das figuras de linguagem. (EF89LP37)


Questão 5
RESPOSTA: O tempo é psicológico, o que é marcado pelas escolhas lexicais, pelos tempos verbais e pelo uso de figuras de linguagem. Esse uso enfoca a fruição do pensamento da personagem, revelando como ela percebe a passagem do tempo em função de sua angústia.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos analisem a forma de composição do conto e reconheçam os efeitos de sentido do uso do tempo psicológico na narrativa. (EF69LP47)

Questão 6
RESPOSTA: a) O período é composto por subordinação, já que as orações que o compõem pos-suem uma relação de dependência entre si; a primeira (oração subordinada) exerce função de adjunto adverbial em relação à segunda (principal). b) O período é composto por uma oração principal e uma oração subordinada adverbial temporal. A conjunção subordinativa quando estabelece uma relação de tempo entre as orações, o que favorece a compreensão sobre a ordem em que os eventos aconteceram.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos identifiquem a relação estabelecida entre as orações e infiram o efeito de sentido provocado pelo emprego de conjunções. (EF09LP08 e EF09LP11)

Questão 7
RESPOSTA: Pessoal.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos escrevam textos de acordo com a norma-padrão, com coesão e coerência, utilizando períodos compostos. (EF09LP04)

Questão 8
RESPOSTA: a) Esperava-se que a mulher fosse obediente ao pai e ao marido, como se observa no trecho “Passando da obediência dos pais, para a do marido [...]”. b) Atualmente, os casamentos não mais se baseiam na obediência da mulher, o que revela uma mudança de posição da mulher na sociedade.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos consigam inferir a presença de diferentes visões de mundo e valores nos textos literários. (EF69LP44)

Questão 9
RESPOSTA: A conjunção contudo marca a oposição entre o cotidiano do casamento e a expecta-tiva da esposa. Porém marca a oposição entre essa expectativa e seus sentimentos.  
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos infiram os efeitos de sentido decorrentes dos recursos coesivos empregados. (EF09LP11)

Questão 10
RESPOSTA: “No começo” e “no fim de um mês”.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos infiram os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos coesivos. (EF09LP11)