Gênero notícia - Atividade 6ºano com gabarito - EF69LP03


Leia os títulos e os lides apresentados a seguir.

Antibiótico utilizado na União Soviética é a nova esperança contra as superbactérias

Cientistas chineses conseguem sintetizar em laboratório uma complexa substância antimicrobiana produzida de maneira natural por uma bactéria do solo

5 set. 2018
As pessoas que acreditam que existem duas medicinas, uma natural e outra química, não sabem como funciona a indústria farmacêutica. As bactérias do gênero Streptomyces, habitantes do solo e amantes da vegetação em decomposição, foram historicamente uma das principais fontes de antibióticos [...]. Não há nada mais natural que a origem desses medicamentos.

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/04/ciencia/1536088035_804454.html>.

Último garoto e técnico deixam caverna, diz Marinha tailandesa

Após três dias de operação, todas as 13 pessoas foram resgatadas; dois têm sinal de pneumonia

10 jul. 2018
Depois de 18 dias de tensão, o anúncio que o mundo esperava aconteceu às 18h47 do horário local (8h47 em Brasília) desta terça (10): todos os 12 meninos e seu treinador que estavam presos em uma caverna no interior da Tailândia foram resgatados em segurança.

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/07/autoridades-planejam-finalizar-resgate-de-meninos-em-caverna-nesta-terca.shtml>.

a) De acordo com o que está expresso nos títulos, qual é o assunto de cada uma das notícias?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Com base na sua resposta anterior, compare os primeiros parágrafos de cada notícia e diga qual apresenta de maneira mais completa as informações sobre o que, quando, onde, como, com quem e por que aconteceu. Justifique sua resposta com elementos do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GABARITO

Item A: 
Resposta esperada: O primeiro título fala de um antibiótico desenvolvido na União Soviética que pode ser eficaz contra superbactérias. Já o segundo título conta o bem-sucedido resgate em uma caverna na Tailândia.

Item B: 
Resposta esperada: O segundo parágrafo apresenta as informações de maneira mais completa, pois após a leitura é possível identificar o que (resgate), quando (dia 10/07/2018), onde (Tailândia), quem (treinador e meninos) e por que (estavam presos na caverna). Já no caso da primeira notícia, o primeiro parágrafo antecipa pouco do que é enunciado no título, apresentando mais uma introdução ao que vai ser relatado, à história do desenvolvimento de antibióticos. Nessa notícia, as principais informações apresentadas no título estão na linha fina.
A questão avalia a capacidade de o(a) estudante identificar informações explícitas e parafraseá-las, bem como reconhecer elementos do gênero como o lide de acordo com a habilidade (EF69LP03) da BNCC.

No item a, a principal dificuldade esperada é o(a) estudante se ater apenas às informações presentes no título. Nesse caso, pedir-lhe que releia os textos algumas vezes e que, ao redigir a paráfrase, faça cotejo com o título em busca de informações discrepantes. Outra possível dificuldade pode ocorrer na elaboração da paráfrase. Para garantir que ele(a) use as próprias palavras, uma estratégia é pedir ao(à) estudante que explique o que leu sem olhar para o título.
No item b, a principal dificuldade esperada é o(a) estudante não perceber que, no primeiro parágrafo da primeira notícia, há poucas informações sobre o fato noticiado e que as informações estão, na verdade, na linha fina. Nesse caso, retomar as perguntas que são feitas para se identificar o lide e pedir ao(à) estudante que as localize no trecho disponibilizado.