Interpretação 9ºano - Conto de Mia Couto - Literaturas africanas


Leia os excertos abaixo extraídos de um conto do escritor moçambicano Mia Couto. Com base neles, responda às questões.

A carteira de crocodilo


[...]
Mas o governador Sacramento também se havia contemplado a ele mesmo. Adquirira um par de sapatos feitos com pele de cobra.
[...]
O ilustre nem teve tempo de desapertar os atacadores.
Perante um espanto ainda mais geral que o título do governador, se viu o honroso indignitário a converter-se em serpente. Começou pela língua, afilada e bífida, em rápidas excursões da boca. 
[...]

COUTO, Mia. Contos do nascer da Terra. Lisboa: Editorial Caminho, 1997, p. 101-103. (Fragmento.)

Questão 1
Marque um X na alternativa correta. Os excertos anteriores pertencem ao conto “A carteira de crocodilo”, exemplo de conto fantástico. Neles, o elemento mágico consiste em que:

( A ) Os sapatos se converteram em uma cobra.
( B ) O governador Sacramento se converteu em uma cobra.
( C ) Uma cobra apareceu onde estava o governador Sacramento.
( D ) Uma cobra saiu da boca do governador Sacramento. 

Questão 2
Identifique, no texto, as palavras utilizadas para se referir ao Governador Sacramento.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

Questão 3
Nos contos fantásticos, a linguagem deve ser adequada à narrativa. Para dar maior expressividade ao texto, é possível fazer uso de recursos como os neologismos desde que façam sentido dentro da história. Qual é o neologismo utilizado no excerto, como esse termo está formado e qual é o efeito de ironia decorrente da interação entre ele e o adjetivo que o acompanha?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

Questão 4
Embora as produções artísticas africanas sejam tão antigas quanto as civilizações que surgiram nesse continente, elas são classificadas e categorizadas de acordo com uma visão europeia de arte e cultura. Que tipo de objetos compõem a produção visual africana tradicional e qual seu uso? 
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________


GABARITO E COMENTÁRIOS 

Questão 1
Esta questão avalia a capacidade do aluno de identificar, nos excertos de um conto, o elemento mágico que caracteriza os contos fantásticos, de acordo com as Habilidades EF69LP44 e EF69LP47.
Resposta: Alternativa B.
Antes de analisar as alternativas incorretas, peça aos alunos que releiam os excertos do conto novamente e prestem atenção em todos os momentos em que a cobra é mencionada, já que ela está presente em todas as alternativas de resposta. Pergunte a eles que relação existe entre os contos fantásticos e esse elemento mágico. (O elemento mágico é o que os caracteriza e consiste em algum fato que não encontra explicação racional, mas ele é verossímil, plausível dentro da narrativa.)
Caso algum aluno marque a alternativa A, pergunte a ele de que material os sapatos eram feitos. (De cobra.) Peça a eles que leiam o que acontece com os sapatos: O verbo “converter” se refere a eles? (Não.) Portanto, a alternativa não é correta.
Se algum aluno marcar a alternativa C, pergunte se, na narrativa, aparece uma cobra ou serpente. (Sim.) Onde ela aparece? (No corpo do governador, começando pela língua.) Assim, a alternativa é incorreta.
Se a resposta escolhida for a D, peça para eles prestarem atenção no que o texto, literalmente, diz. A cobra apareceu na boca do governador ou a boca dele se transformou na boca de uma serpente? (A boca foi a primeira parte que adquiriu as características de uma cobra.) Portanto, a alternativa não é correta.

Questão 2
Esta questão avalia a capacidade do aluno de identificar efeitos de sentido entre elementos linguísticos para caracterizar uma personagem, de acordo com as Habilidades EF69LP47 e EF69LP54.
Resposta: Espera-se que o aluno identifique que o governador Sacramento é identificado pelas palavras “ilustre” e “indignitário”. 
Se os alunos tiverem dificuldade para identificar essas palavras pergunte o que é um governador. (É a pessoa que governa um Estado, uma província, um território.) Portanto, ele tem uma hierarquia. A seguir, peça para eles procurarem no texto outros termos que façam referência a um cargo hierárquico.

Questão 3
Esta questão avalia a capacidade do aluno de identificar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos utilizados para caracterizar uma personagem, de acordo com as Habilidades EF89LP37 e EF69LP54.
Resposta: Espera-se que o aluno identifique que o neologismo é a palavra “indignitário”, formada pelo prefixo negativo “in-” e o substantivo “dignitário”, utilizado para se referir a quem ocupa um cargo de alta hierarquia. O neologismo interage com o adjetivo “honroso”, que significa ‘honorável, digno’ criando um efeito de ironia pela contradição entre os dos dois termos: “honroso”, como modificador de “indignitário”, somente pode ser utilizado num sentido irónico, oposto do literal.
Questão 4
Esta questão avalia a capacidade do aluno de analisar as distintas formas das artes visuais tradicionais africanas e sua dimensão cultural, de acordo com as Habilidades EF69AR01, EF69AR31 e EF69AR33.
Resposta: Espera-se que o aluno responda que a produção visual africana tradicional é composta por objetos utilitários e decorativos do cotidiano, como vasos, cerâmicas, máscaras e esculturas, e que ela está relacionada às diferentes etnias e a seu uso em rituais religiosos.