Tempo cronológico e o psicológico - Exercício com gabarito 8ºano (produção de conto)


Leia o texto a seguir para resolver esta questão.

Uma amizade sincera


Meu amigo teve uma pequena questão com a Prefeitura. [...]
Encerrada a questão com a Prefeitura – seja dito, de passagem, com vitória nossa – continuamos um ao lado do outro. [...]
Afinal, o que queríamos? Nada. Estávamos fatigados, desiludidos.

(LISPECTOR, Clarice. Uma amizade sincera. In: Legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 79.)

O conto se desenvolve em dois planos temporais: o tempo cronológico e o psicológico. Analise os trechos destacados, indicando a qual tempo cada um deles se refere e qual é a intenção do uso de cada um deles.

Prática de Linguagem: Leitura
Objeto(s) de conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos

Habilidade (EF69LP47) 
Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de
personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

Grade de correção
100%
O primeiro trecho indica o tempo cronológico, que tem a intenção de demarcar o encerramento de uma pendência. Já o segundo trecho indica o tempo psicológico, que não pode ser computado, mas sentido. A intenção é dar ênfase ao cansaço dos personagens.
50% 
O aluno acertará 50% da questão se apenas indicar quais tempos estão expressos em cada trecho ou se indicar em apenas um deles, explicando a intenção expressa.
0% 
O aluno menciona apenas um dos tempos, sem indicar a intenção com que foi usado. Ou o estudante não menciona os tempos. 

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados (produção)

Comece a produção de um conto junto com os alunos. Use como tema “como se sente um aluno na véspera de uma prova”, estabelecendo tempo e espaço precisos. Peça aos alunos que o ajudem a criar uma sequência narrativa que expresse tempo psicológico para essa temática. A partir disso, peça-lhes que criem um conto sobre esse aluno – e os acontecimentos ocorridos antes e depois da prova –, enfatizando, neste ponto, o tempo cronológico. Solicite a entrega da atividade. Posteriormente, cada aluno deverá ler o seu conto. Você pode solicitar ainda, como atividade extra, a produção de capa e ilustração para os contos e deixá-los disponíveis na sala de aula ou na biblioteca para que todos tenham acesso à coletânea.