Habilidades EF09LP11, EF69LP44 - Português 9ºano - Conto de Lima Barreto


Leia o início de um conto de Lima Barreto de 1921 e responda às questões.

QUE PODIA ela dizer, após três meses de casada, sobre o casamento?
Era bom? Era mau?  
Não se animava a afirmar nem uma coisa, nem outra. Em essência, “aquilo” lhe parecia resumir-se em uma simples mudança de casa.  
A que deixara não tinha mais nem menos cômodos do que a que viera habitar; não tinha mais “largueza”; mas a nova possuía um jardinzito minúsculo e uma pia na sala de jantar.  
Era, no fim de contas, a diminuta diferença que existia entre ambas.  
Passando da obediência dos pais, para a do marido, o que ela sentia, era o que se sente quando se muda de habitação.  
No começo, há nos que se mudam, agitação, atividade; puxa-se pela ideia, a fim de adaptar os móveis à casa nova e, por conseguinte, eles, os seus recentes habitantes também; isso, porém, dura poucos dias.  
No fim de um mês, os móveis já estão definitivamente “ancorados”, nos seus lugares, e os moradores se esquecem de que residem ali desde poucos dias.  
Demais, para que ela não sentisse, profunda modificação, no seu viver, advinda com o casamento, havia a quase igualdade de gênios e hábitos de seu pai e seu marido.  
Tanto um como outro, eram corteses com ela; brandos no tratar, serenos, sem impropérios, e ambos, também, meticulosos, exatos e metódicos. Não houve, assim, abalo algum, na sua transplantação de um lar para outro.  
Contudo, esperava, no casamento alguma coisa de inédito até ali, na sua existência de mulher: uma exuberante e contínua satisfação de viver.  
Não sentiu, porém, nada disso.
[...]

LIMA BARRETO. O número da sepultura. 
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000130.pdf>

Questão 1 – EF69LP44
a) A partir da leitura do conto, que comportamento era esperado das mulheres em 1921? Explique com trechos do texto.
b) De maneira geral, esse comportamento ainda é esperado das mulheres atualmente? 

Questão 2 – EF09LP11
Releia este trecho do conto de Lima Barreto:

Contudo, esperava, no casamento alguma coisa de inédito até ali, na sua existência de mulher: uma exuberante e contínua satisfação de viver.
Não sentiu, porém, nada disso.

Explique o efeito de sentido provocado pelo uso das conjunções adversativas destacadas.

Questão 3 – EF09LP11
Que expressões são utilizadas nesse texto para marcar a sequência em que os eventos narrados aconteceram?


GABARITO

Questão 1
RESPOSTA: 
a) Esperava-se que a mulher fosse obediente ao pai e ao marido, como se observa no trecho “Passando da obediência dos pais, para a do marido [...]”. 
b) Atualmente, os casamentos não mais se baseiam na obediência da mulher, o que revela uma mudança de posição da mulher na sociedade.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos consigam inferir a presença de diferentes visões de mundo e valores nos textos literários. (EF69LP44)

Questão 2
RESPOSTA: A conjunção contudo marca a oposição entre o cotidiano do casamento e a expectativa da esposa. Porém marca a oposição entre essa expectativa e seus sentimentos.  
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos infiram os efeitos de sentido decorrentes dos recursos coesivos empregados. (EF09LP11)

Questão 3
RESPOSTA: “No começo” e “no fim de um mês”.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos infiram os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos coesivos. (EF09LP11) 

HABILIDADES
(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.