Interpretação de artigo de opinião 7ºano - Gabarito comentado com habilidades




GABARITO

Questão 1
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar, em texto lido, os termos constitutivos da oração, de acordo com a habilidade EF08LP06.
Item a – Resposta esperada: O autor não critica a relação dos adolescentes com o celular, pois, para ele, a sociedade se assusta com novas tecnologias, mas depois se acostuma, como aconteceu no passado com a tevê e o rádio.
Item b – Resposta esperada: Duas orações.
Item c – Resposta esperada: 1a oração: verbo de ação – predicado verbal; 2a oração: verbo de estado – predicado nominal.
A principal dificuldade esperada é em relação ao item a. Se necessário, ajude os(as) estudantes a compreender que o subtítulo deixa implícito o ponto de vista do autor do artigo de opinião de que há um exagero por parte da sociedade em relação à forma negativa como vê as tecnologias novas, e usa como argumento o exemplo histórico do advento do rádio e da tevê.

Questão 2
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato, de acordo com a habilidade EF67LP04.
Item a – Resposta esperada: O fato de Candice Odgers ter publicado uma revisão das publicações sobre o impacto da tecnologia digital no comportamento dos adolescentes.
Item b – Resposta esperada: O fato de adolescentes que enfrentam dificuldades maiores na vida cotidiana serem os que correm mais risco de experimentar efeitos negativos do universo digital.
Item c – Resposta esperada: No último parágrafo.
A principal dificuldade esperada é em relação ao item c, no momento de identificar a opinião do autor sobre o assunto. Considere correto se os(as) estudantes, além do último parágrafo, também considerarem que o autor expressa sua opinião no subtítulo do artigo.

Questão 3
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de analisar a estrutura e o funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na web, de acordo com a habilidade EF67LP01.
Item a – Resposta esperada: As expressões são “tecnologia digital” e “potencial educativo”. Trata-se de hiperlinks.
Item b – Resposta esperada: O(A) leitor(a) é direcionado(a) a outra página da internet, com informações sobre os assuntos dos hiperlinks sobre os quais clicou. 
A principal dificuldade esperada é que os(as) estudantes se lembrem da palavra hiperlink. Se perceber que estão com dificuldade, apresente-lhes alternativas. Sugestões:
a) link
b) destaque
c) hiperlink
d) direcionamento eletrônico
Resposta correta: C.

Questão 4
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar, em texto lido, os termos constitutivos da oração (sujeito) e os verbos de predicação completa e incompleta – intransitivos e transitivos –, de acordo com as habilidades EF08LP06 e EF07LP05.
Item a – Resposta esperada: Ela é professora de Psicologia da Universidade da Califórnia.
Item b – Resposta esperada: É um argumento de autoridade, ou seja, sua citação dá credibilidade ao que será dito depois.
Item c – Resposta esperada: Candice Odgers.
Item d – Resposta esperada: É um verbo transitivo, pois não tem sentido completo, isto é, necessita de complemento. 
A principal dificuldade esperada refere-se à necessidade de justificar a transitividade verbal da forma verbal “publicou”. Se necessário, auxilie os(as) estudantes relembrando os tipos de transitividades que estudaram.

Questão 5
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar, em texto lido, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto), de acordo com a habilidade EF07LP07.
Resposta correta: C.
A principal dificuldade esperada é que os(as) estudantes podem confundir as características dos tipos de objeto. Se necessário, retome o assunto com eles(as).

Questão 6
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto), de acordo com a habilidade EF07LP07.
Resposta correta: D.
Uma possível dificuldade para responder à questão 6 é os(as) estudantes não terem reconhecido como correta a alternativa c para a questão 5.

Questão 7
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar, em textos lidos, verbos na voz ativa e na voz passiva, de acordo com a habilidade EF08LP08.
Resposta correta: B.
A principal dificuldade esperada é que os(as) estudantes podem confundir as diferentes vozes verbais entre si. Se necessário, faça uma breve retomada das classificações.

Questão 8
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar, em textos lidos, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva), de acordo com a habilidade EF08LP08.
Item a – Resposta esperada: I: tecnologias novas; II e III: a sociedade.
Item b – Resposta esperada: Na oração I.
Item c – Resposta esperada: Na oração III.
Item d – Resposta esperada: Na oração II.
A principal dificuldade esperada é que os(as) estudantes podem confundir as diferentes vozes verbais entre si, assim como os efeitos de sentido de cada tipo de sujeito, se passivo, ativo ou reflexivo. Se necessário, faça uma breve retomada das classificações. 

Questão 9
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar, em texto lido, advérbios que ampliam o sentido do verbo, núcleo da oração, de acordo com a habilidade EF07LP09.
Item a – Resposta esperada: Trata-se de um advérbio.
Item b – Resposta esperada: Esse advérbio é importante para ampliar o sentido da forma verbal “são”, reforçando que os efeitos negativos do universo digital recaem sobre quem já sofre dificuldades na vida cotidiana.
A principal dificuldade esperada é em relação ao item b. Se perceber que os(as) estudantes apresentam dúvidas, substitua o advérbio por injustamente, de modo a promover a percepção deles(as) em relação ao que é dito antes e depois do advérbio original.

Questão 10
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar e avaliar teses, opiniões ou posicionamentos explícitos e argumentos em texto argumentativo (artigo de opinião), manifestando concordância ou discordância, de acordo com a habilidade EF67LP05.
Item a – Resposta esperada: Não, pois os efeitos da tecnologia digital não são prejudiciais a todos.
Item b – Resposta esperada: Tornar a tecnologia digital segura e explorar seu potencial educativo.
Item c – Resposta esperada: Resposta pessoal. Aceite diferentes respostas, desde que bem fundamentadas.
A principal dificuldade esperada é em relação à apresentação da opinião dos(as) próprios(as) estudantes sobre o assunto do artigo de opinião. Se necessário, promova uma breve interação oral entre toda a turma, para auxiliá-los(as) a criar argumentos para justificar sua resposta.