EF05LP27 - Atividade de português para 5ºano com gabarito (PDF)

VERSÃO DO ALUNO EM PDF NO FINAL DA PÁGINA

HABILIDADE
(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 1 E 2.

Quem introduziu o futebol no Brasil?

Ninguém ignora o entusiasmo com que os brasileiros de todas as classes sociais praticam, na infância e na mocidade, o futebol e o interesse com que acompanham, em todas as idades, não só os campeonatos oficiais, como até simples partidas amistosas. Nos mais distantes e menos povoados lugares do Brasil há sempre uma capela e um par de traves...
Sabem a quem se deve a introdução desse esporte britânico em nosso país? Ao paulista Charles Miller, filho de ingleses, que, retornando à pátria em 1894, trouxe na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados. Instituiu o foot-ball association no São Paulo Athletic, despertando logo a colaboração de outros clubes.
Em 1902 fundou a Liga Paulista de Futebol, a primeira no Brasil, e nesse mesmo ano participou dos primeiros jogos São Paulo-Rio, tornando-se afinal tricampeão paulista. Disputou o primeiro jogo internacional em 1906 (Paulistas x South Africa) e praticou o futebol até 1911. 
Depois disso, o pai do futebol brasileiro ainda atuou como árbitro.
Charles Miller faleceu em 1953. Posteriormente, a praça onde fica o Estádio do Pacaembu, em São Paulo, passou a ser chamada Praça Charles Miller.

Fonte: Tesouro da Juventude, vol. 18, p. 140.

QUESTÃO 1
Que expressão é empregada no texto para fazer referência a Charles Miller? Localize-a no texto e escreva abaixo.
Resposta: Pai do futebol brasileiro.
Comentário: O objetivo desta questão é avaliar a habilidade do aluno em reconhecer recursos de substituição, elementos que dão coesão ao texto, evitando repetições.
QUESTÃO 2
Leia novamente esta passagem do texto.

“Ao paulista Charles Miller, filho de ingleses, que, retornando à pátria em 1894, trouxe na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados.”

A palavra destacada em negrito se refere:
a) À Inglaterra.
b) Ao Brasil.
c) A São Paulo.
d) Ao foot-ball association.

Resposta: Letra B
Comentário: Nesta questão está em jogo a habilidade de inferir o sentido de uma expressão considerando outras informações do texto. O aluno precisa recuperar e relacionar as informações fornecidas pelo texto que fazem referência ao Brasil, “nosso país”, e, ainda, o dado de que Miller é paulista — esses apontamentos aparecem no texto antes da expressão analisada e os estudantes precisam articulá-los para construir o sentido para “pátria”.

QUESTÃO 3 
Complete as palavras com X ou CH e, depois, escreva-as nas colunas corretas.
co__ilo
rela__ar
mur__ar
bo__e___a
en__aqueca
en__er
capri__o
debo__e
en__ugar
__ingar
Resposta: Palavras escritas com X: enxaqueca, enxugar, relaxar e xingar. Palavras escritas com CH: cochilo, murchar, capricho, bochecha, encher e deboche.
Comentário: Essa questão envolve a habilidade de identificar o som de X tendo como base duas possibilidades de grafia: X e CH.