Gênero carta e meme - Atividade para 9ºano


LEIA COM ATENÇÃO!

Nos dias atuais, é cada vez mais forte a sensação de que o tempo está passando mais rápido. Após um dia cheio de trabalho, estudos ou compromissos, muitas pessoas já não conseguem visitar amigos e parentes, passear com os filhos ou ler com calma uma revista ou um livro. Quando se vê, a segunda-feira já virou sexta-feira! Afinal, “o ano está voando”... Mas será que o tempo está mesmo passando mais depressa? Ou será que é apenas uma sensação de aceleração do tempo? Até muito pouco tempo atrás, uma carta de amor era esperada ansiosamente por meses, ou até mesmo por anos. Hoje, por meio de um smartphone, não há distância que não seja reduzida a segundos. Aparelhos da indústria eletroeletrônica, adquiridos como “símbolos da modernidade” há três ou quatro meses, já estão completamente obsoletos perto dos lançamentos. Isso para não falar do mundo da informática e digital, que se moderniza com uma velocidade alucinante”.

Fonte:

RESPONDA NO CADERNO

Questão 01
O texto cita o gênero textual carta como um processo lento se comparado com a velocidade dos meios de comunicação atuais. Quais meios de comunicação você conhece que surgiram com os avanços tecnológicos?

Questão 02
Explique as principais características deste gênero (carta).

Questão 03
Há alguma semelhança entre o gênero carta e algum gênero virtual? Qual?

Questão 04
Como é a linguagem usada na comunicação na internet?

Questão 05
A comunicação não verbal também está muito presente nos gêneros virtuais. Cite algumas possibilidades de expressão não verbal.

Questão 06 
A palavra “meme”, recente na rede, pode ter surgido na teoria do biólogo Richard Dawkins, em 1976, como “Uma transferência de ideias de pessoa para pessoa através da repetição”. Como nasce um “meme”? Quais são as características desse gênero?