Estrutura anticamoniana da obra "O Uraguai" - Questões comentadas para praticar


Leia o texto para respnder às questões.

O argumento histórico d’O Uraguai consiste no seguinte: [...] em solo espanhol ficava a colônia do Santíssimo Sacramento, enclave português, e em território brasileiro, Sete Povos das Missões do Uruguai, cujos sacerdotes se negavam a receber cidadania lusitana. Contra esses, e os índios que catequizavam, se armou uma expedição, comandada por Gomes Freire de Andrade, e que se tornaria o fulcro d’O Uraguai [...].
Estruturado em cinco cantos, estrofação livre, decassílabos brancos, O Uraguai situa-se em posição francamente anticamoniana, numa altura em que Os Lusíadas, apesar de refutados aqui e ali, permaneciam o modelo vernáculo de poesia épica. Não obstante, a presença de Camões é notada em muitos passos do poema [...]. 
[...] a rejeição do modelo camoniano talvez correspondesse menos a pretensões inovadoras que à consciência de que o assunto não daria para mais do que cinco cantos. [...].
Todo o poema se arquiteta em glória a Pombal [...], mas os indígenas é que saem engrandecidos.
[...] José Veríssimo entreviu nesse particular “o merecimento d’O Uraguai: ser na literatura da nossa língua o precursor do Romantismo” [...].

(Massaud Moisés, História da Literatura Brasileira)

QUESTÃO 1
Considere as afirmações sobre o texto:
I. A limitação do argumento foi uma das razões de O Uraguai apresentar apenas cinco cantos.
II. A intenção de apresentar uma obra inovadora foi o principal motivo da recusa do autor de O Uraguai em seguir o modelo camoniano.
III. Ao tratar do tema da conquista da colônia de Sete Povos das Missões, O Uraguai mostra um caráter favorável à ação dos jesuítas em solo brasileiro.

Está correto o que se afirma em
a) I e II, apenas. 
b) I e III, apenas. 
c) I, apenas.
d) II, apenas. 
e) I, II e III.

RESOLUÇÃO
De acordo com o texto, “a rejeição do modelo camoniano talvez correspondesse menos a pretensões inovadoras que à consciência de que o assunto não daria para mais do que cinco cantos”; assim, a afirmação I está correta, enquanto a II está incorreta; a afirmação III não encontra sustentação no texto.
Resposta: C

QUESTÃO 2
Escolha a frase que corresponda ao conteúdo do texto.
a) Embora não apresente estrutura formal semelhante a Os Lusíadas, O Uraguai revela ter sofrido influência de Camões.
b) Já que no cenário literário Os Lusíadas estavam sendo recusados como modelo de epopeia, O Uraguai procurou manter uma posição anticamoniana.
c) Como apresenta uma forma de caráter modernista, O Uraguai não pode ser classificado como poesia épica, embora se verifique a presença de elementos camonianos.
d) Ainda que se baseie em um episódio histórico, O Uraguai não apresenta qualquer semelhança com Os Lusíadas, seja no plano formal seja no temático.
e) Além de recusar Camões como modelo épico, O Uraguai procurou distanciar-se de Os Lusíadas com o intuito de manter um caráter inovador.

RESOLUÇÃO
O texto aponta a estrutura anticamoniana de O Uraguai e afirma que “a presença de Camões é notada em muitos passos do poema”; assim, a alternativa a está correta; b está incorreta porque Os Lusíadas “permaneciam como o modelo vernáculo de poesia épica”; c afirma incorretamente que O Uraguai “apresenta uma forma de caráter modernista” e que não se classifica como poesia épica; d está errada por afirmar que O Uraguai não apresenta qualquer semelhança com Os Lusíadas; em e, o erro está na intenção inovadora que se atribui ao distanciamento que O Uraguai mantém em relação a Os Lusíadas, intenção essa posta em dúvida no texto (“a rejeição do modelo camoniano talvez correspondesse menos a pretensões inovadoras que à consciência de que o assunto não daria para mais do que cinco cantos”).
Resposta: A

QUESTÃO 3
Quanto ao fato de os indígenas serem “engrandecidos” em O Uraguai, de acordo com o texto, é possível afirmar que
a) evidencia o antilusitanismo dessa obra, marcada por uma visão nacionalista.
b) há no poema a intenção de mostrar que as conquistas lusitanas tiveram um caráter preservacionista.
c) o principal objetivo do poema é valorizar a cultura nativa do povo americano.
d) se trata de um aspecto que aproxima o poema de obras “indianistas” do Romantismo.
e) o intuito do poema é mostrar que o modo de vida americano era superior ao da civilização europeia.

RESOLUÇÃO
No último parágrafo, aponta-se o fato de O Uraguai “ser na literatura da nossa língua o precursor do Romantismo” devido à presença dos indígenas (deve-se lembrar que o “indianismo” foi uma tendência muito importante na primeira geração de poetas românticos brasileiros); portanto, é possível fazer a aproximação dessa obra com tal escola, como se afirma na alternativa d. As demais afirmativas não encontram sustentação no texto.
Resposta: D