Interpretação sobre Fake News com gabarito - 5ºano


O que são fake news?
De acordo com o Dicionário de Cambridge, fake news é uma história falsa que aparenta ser notícia, propagada por meio da internet ou outra forma de mídia, e que transmite informações equivocadas, distorcidas e sensacionalistas, criadas geralmente para influenciar determinado público-alvo.
Desde que o ser humano começou a se comunicar, desenvolveu a habilidade de defender seus pontos de vista, seus interesses, e por meio da palavra aprendeu a dizer não apenas o que queria, mas o que lhe interessava dizer. E daí para “uma pequena mentirinha” ou “um pequeno ajuste da realidade” foi um pulo. Das fofocas às fake news, o que mudou foi a velocidade com a qual essas informações e notícias falsas se propagam, especialmente impulsionadas pelas redes sociais!

Como não ser enganado pelas fake news, Flávia Aidar, Januária Cristina
Alves, São Paulo, Moderna, 2019.

Assinale a única informação incorreta a respeito dos dados apresentados no texto.
a) O ser humano desenvolveu a habilidade de defender seus pontos de vista desde que começou a se comunicar.
b) As fake news, de modo geral, têm a intenção de influenciar determinado público-alvo.
c) As fake news são informações distorcidas e sensacionalistas veiculadas e propagadas apenas por jornais impressos.
d) As fake news existem há muito tempo. No entanto, hoje em dia elas se propagam com mais velocidade porque são impulsionadas pelas redes sociais.
e) A expressão “foi um pulo”, no 2º parágrafo do texto, tem o sentido de “foi muito
rápido”.

GABARITO E COMENTÁRIOS
A única informação incorreta é a que afirma que as fake news são informações distorcidas e sensacionalistas veiculadas e propagadas apenas por jornais impressos. Certamente esse meio de propagação ainda ocorre, mas o texto deixa claro que tais informações, atualmente, são maciçamente veiculadas e propagadas pela internet ou outra forma de mídia.
Resposta C.