Interpretação 2ºano ensino médio com gabarito


Texto para as questões.

O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretária de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradável surpresa em suas viagens ao México. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do país, revelou algo até então mantido sob sombras: há um item no orçamento do Pentágono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o México se torne “território ingovernável”. São 13 milhões de dólares destinados a fortalecer as forças armadas mexicanas.
Outro dado importante foi a omissão de ambos diante do argumento do México de que a violência que coloca em risco as instituições nacionais, com a inserção do narcotráfico no poder político, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norteamericano.
(...) Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos. (...) Mas o México terá de conformar-se com a redução da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Américas. “Bye, bye, México, o Brasil emerge como líder da América Latina”. Essa frase foi escrita por Andrés Oppenheimer, colunista do Miami Herald, íntimo da comunidade hispânica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questões latino-americanas.

(Newton Carlos. “Narcotráfico corrói a estabilidade do estado mexicano”. In: Mundo – geografia e política internacional. Edição 100, ano 17, n.o 4, agosto/2009, p. 11. Adaptado)

QUESTÃO 1
(Fatec) – De acordo com o texto, dados do orçamento norte-americano revelam 
a) denúncia feita pelo jornal El Universal sobre o México ter se tornado um “território ingovernável”.
b) a preocupação do governo norte-americano em evitar que o narcotráfico aumente sua presença e seu poder no México.
c) a solidariedade do Pentágono no que se refere à saúde política de seu futuro aliado e vizinho na América.
d) o desconhecimento dos governos norte-americano e mexicano sobre os recursos destinados à estruturação arquitetônica do México.
e) grande investimento financeiro mexicano na ampliação do contingente das forças armadas com vistas ao combate à violência social.

GABARITO
A preocupação do governo norte-americano, ressaltada na alternativa b, está comprovada no texto pela informação da destinação de 13 milhões de dólares do orçamento dos EUA para fortalecer as forças armadas mexicanas, e, assim, tentar evitar que o México acabe conduzido politicamente pelo narcotráfico.
Resposta: B

QUESTÃO 2
(Fatec) – A crítica do México, relatada no 2º parágrafo, refere-se
a) às instituições mexicanas, que têm sido alvo de violentas ações pelos traficantes norteamericanos.
b) aos pontos do narcotráfico mexicano, que têm sido frequentemente financiados pelo Pentágono, desequilibrando a economia mexicana.
c) ao governo mexicano, que tem faltado aos encontros marcados pelos Estados Unidos, causando desentendimentos.
d) ao governo norte-americano, que tem demandado imigração mexicana para atuar em suas instituições nacionais.
e) ao governo norte-americano, que tem se eximido de contabilizar os danos causados ao México pela compra de drogas e consequente incentivo ao tráfico.

GABARITO
As autoridades mexicanas criticam o fato de que o país está ingovernável por causa da violência e da ascensão do narcotráfico ao poder político. Atribuem parte da culpa por essa situação aos EUA, grande consumidor de drogas oriundas do México.
Resposta: E

QUESTÃO 3
(Fatec) – A palavra ambos e a expressão instituições nacionais, no 2º parágrafo, referem-se, respectivamente, aos seguintes elementos:
a) o Pentágono e o casal que visitou o México; instituições norte-americanas.
b) o jornal El Universal e o governo mexicano; instituições mexicanas.
c) Barack Obama e Hillary Clinton; instituições mexicanas.
d) as forças armadas mexicanas e o jornal El Universal; instituições norte-americanas.
e) Barack Obama e as forças armadas mexicanas; instituições mexicanas.

GABARITO
O numeral dual ambos refere-se ao presidente americano Barack Obama e à secretária de Estado Hillary Clinton. A expressão instituições nacionais refere-se ao México, mencionado na oração anterior.
Resposta: C