1. Transcreva a oração da tirinha que apresenta:
a) um sujeito composto.
b) um sujeito simples.
2. Leia a anedota a seguir:
Dois loucos conversando:
— Como é o seu nome?
— Sei lá, não lembro. (1) E o seu?
— Nossa, também não lembro. (2)
— Então somos xarás! (3)
De cada uma das frases sublinhadas, indique o sujeito subentendido.
3. Leia as manchetes jornalísticas mais abaixo e classifique-as de acordo com o que segue:
a) frase nominal;
b) oração com sujeito composto;
c) oração com sujeito simples;
d) oração com sujeito indeterminado;
e) oração com sujeito subentendido.
⦁ "Contratos entre universidades públicas e fundações são investigados em cinco estados" (Zero Hora, 11 abr. 2015.)
⦁ "Finalmente: inventaram o gelo eterno!" (Portal R7 Notícias, 7 out. 2011.)
⦁ "Após 21 dias, fim da greve dos bancários" (O Estado de S. Paulo, 18 out. 2011.)
⦁ "Vem chuva por aí" (Diário Catarinense, versão on-line, 28 fev, 2012.)
⦁ "Baladas, celulares e fones de ouvido no volume máximo ameaçam a audição" (Correio Braziliense, abr, 2015,)
4. Analise as formas verbais abaixo e identifique os tipos de sujeitos
a) Se você não entregar a tarefa vão dizer que você é irresponsável.
b) Acabada a tempestade o sol nascerá.
c) Você e eu somos iguais.
d) Explodiram os caixas eletrônicos de dois bancos nesta madrugada.
e) Fico triste quando ouço o noticiário sobre tantas guerras.
a) Transcreva a locução verbal que foi utilizada na chamada do anúncio.
b) Qual é o sujeito a que essa locução verbal se refere?
c) Essa locução é típica da linguagem mais formal ou mais informal?
d) De acordo com a gramática normativa da língua, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito a que se refere. Para seguir essa regra, como deveria ficar a frase?
b) Qual é o sujeito a que essa locução verbal se refere?
c) Essa locução é típica da linguagem mais formal ou mais informal?
d) De acordo com a gramática normativa da língua, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito a que se refere. Para seguir essa regra, como deveria ficar a frase?
GABARITO
1.
a) "Chiquinha e Caio tiveram que apagar o grafite que fizeram na sala de casa."
b) "Adulto não entende nada."; "Vida de grafiteiro tem que ser na rua."; "Grafiteiro sofre!"
2. Frase 1: eu; frase 2: eu; frase 3: nós.
3.
⦁ "Contratos entre universidades públicas e fundações são investigados em cinco estados" (Zero Hora, 11 abr. 2015.) Alternativa c.
⦁ "Finalmente: inventaram o gelo eterno!" (Portal R7 Notícias, 7 out. 2011.) Alternativa d.
⦁ "Após 21 dias, fim da greve dos bancários" (O Estado de S. Paulo, 18 out. 2011.) Alternativa a.
⦁ "Vem chuva por aí" (Diário Catarinense, versão on-line, 28 fev, 2012.) Alternativa c.
⦁ "Baladas, celulares e fones de ouvido no volume máximo ameaçam a audição" (Correio Braziliense, abr, 2015,) Alternativa b.
4.
a) Sujeito indeterminado.
b) Sujeito de acabada: a tempestade (simples); sujeito de nascerá: o sol (simples).
c) Sujeito composto: você e eu.
d) Sujeito indeterminado.
e) Sujeito subentendido (ou desinencial): eu.
5.
a) Tá faltando.
b) As melhores condições de pagamento.
c) Mais informal; correspondente a Está faltando.
d) Estão faltando as melhores condições de pagamento?
5.
a) Tá faltando.
b) As melhores condições de pagamento.
c) Mais informal; correspondente a Está faltando.
d) Estão faltando as melhores condições de pagamento?