LEIA TAMBÉM:
Interpretação de conto Marina Colasanti - Como os campos
Algumas características do conto popular
Interpretação de conto Marina Colasanti - Como os campos
Atividade de produção de texto (8ºano) autorretrato
Proposta de produção de texto - Paródia
Proposta de produção de texto sobre relações interpessoais
Proposta de produção de texto - Paródia
Proposta de produção de texto sobre relações interpessoais
Algumas características do conto popular
> A narrativa é curta.
> Não há muitas personagens.
> Há um conflito que modifica a situação inicial da história. No final, esse conflito é resolvido. Algumas vezes essa resolução é mágica.
> O conflito, situação que provoca o desenvolvimento da história, em geral significa um desafio para as personagens.
> O narrador pode participar da história como personagem (narrativa em primeira pessoa / narrador-personagem) ou contar os fatos (narrativa em terceira pessoa / narrador-observador).
O início da história já está pronto. Copie em uma folha à parte aquele referente à personagem que você escolheu e dê continuação ao conto.
A onça
Um dia, cansada de ser enganada pelo macaco, tive uma grande ideia.
No final da tarde, fui até a beira do único riacho da floresta e chamei a jararaca. Contei a ela que o macaco estava proibido de beber água naquele lugar.
Eu tinha certeza de que ele não aguentaria e, no outro dia, bem cedinho, apareceria por lá. Deitei-me à beira do riacho e esperei.
O macaco
A onça pensa que um dia vai conseguir me pegar! Coitada! Ela tem força, mas eu sou muito esperto.
Certo dia a onça espalhou pela floresta a notícia de que eu não poderia beber água no riacho. Não me apavorei. Mas, no dia seguinte, a sede aumentou e eu tinha que pensar em um jeito de despistar aquele bicho de pintas pretas...
Do alto da árvore eu vi uma formiguinha carregando uma folha e então pensei: por que não me disfarçar de bicho-folha?
Atenção!
⦁ Organize a história em parágrafos.
⦁ Utilize os sinais de pontuação nas frases.
⦁ Empregue marcadores temporais para dar sequência aos acontecimentos.
⦁ Dê um título ao seu texto.
1. Releia a história que você escreveu e verifique se precisa de reformulação.
Em relação à história
Narrador: onça
⦁ Contou o primeiro plano do macaco e como ele fracassou?
⦁ Contou o segundo plano do macaco e como ele conseguiu o que queria?
⦁ Deu um final para a história? Contou como desistiu de esperar pelo macaco?
Narrador: macaco
⦁ Contou o que aconteceu na primeira vez que foi ao riacho disfarçado de bicho-folha?
⦁ Contou como conseguiu beber água sem que a onça conseguisse descobrir?
⦁ Deu um final para a história? Contou como a onça reagiu?
É importante lembrar!
⦁ O narrador participa da história (narrativa em primeira pessoa)?
⦁ O narrador expressa seus sentimentos em relação aos fatos e atitudes da outra personagem?
⦁ Deixou distância da margem para marcar os parágrafos?
Em relação à escrita
⦁ Utilizou os sinais de pontuação nas frases?
⦁ As palavras estão escritas corretamente?
⦁ Empregou marcadores temporais para dar sequência aos fatos apresentados?
2. Troque de texto com um colega. Vocês vão ler a história um do outro dar opiniões e sugestões para melhorá-la.
3. Aproveite as sugestões do colega e verifique que trecho do texto ainda precisa ser melhorado para ficar coerente e se é preciso acrescentar informações ou modificá-las.