LEIA TAMBÉM:
Verbo - atividade para 6ºano com gabarito
Exercícios sobre verbo/modos verbais - 7º ano
Interpretação de Poema "Sonhos" Verbo - O Subjuntivo
Interpretação de anedota para 8ºano - Verbos
Exercícios sobre VERBOS com gabarito (preparatório)
1. Reescreva o texto a seguir, empregando no modo indicativo e nos tempos solicitados os verbos que estão entre parênteses. Faça a concordância do verbo com o sujeito em número e pessoa, de acordo com o contexto.
Dança da chuva
Você (acreditar - presente) na dança da chuva? Em 1998, o Estado de Roraima (ter - pretérito perfeito) quase 1/4 de seu território queimado por causa de uma seca que já (durar-pretérito imperfeito) 3 meses. Depois de frustradas tentativas de apagar o fogo, o governo (decidir - pretérito perfeito) recorrer à crendice popular. Dois índios caiapós, Kuerit e Mantii, (ser - pretérito perfeito) levados do Mato Grosso até Boa Vista para executar a dança da chuva. As passagens e o hotel (ser - pretérito perfeito) pagos pela Funai. Os pajés (dançar - pretérito perfeito) durante 40 minutos, às margens do rio Curupira, pedindo chuva ao espírito de um antepassado. Para surpresa geral, a chuva (vir - pretérito perfeito) e (apagar - pretérito perfeito) a maior parte dos focos de incêndio.
2. Sublinhe a forma verbal adequada.
a) A meninada (saiu/saíram) correndo na hora do intervalo.
b) Durante o vendaval (caiu/caíram) todas as folhas da mangueira.
c) (É/Sou) sempre eu que levo a culpa.
d) Os Estados Unidos (fica/ficam) na América do Norte.
e) Já (chegou/chegaram) os livros que a Janíce encomendou.
f) (Faz/Fazem) parte do elenco a mãe, o pai e a filha.
g) Hoje (é/sou) eu que leio o texto.
h) Oba! Amanhã (começa/começam) as férias.
GABARITO
1.
Você acredita na dança da chuva? Em 1998, o Estado de Roraima teve quase 1/4 de seu território queimado por causa de uma seca que já durava 3 meses. Depois de frustradas tentativas de apagar o fogo, o governo decidiu recorrer à crendice popular. Dois índios caiapós, Kuerit e Mantii, foram levados do Mato Grosso até Boa Vista para executar a dança da chuva. As passagens e o hotel foram pagos pela Funai. Os pajés dançaram durante 40 minutos, às margens do rio Curupira, pedindo chuva ao espírito de um antepassado. Para surpresa geral, a chuva veio e apagou a maior parte dos focos de incêndio.
(Marcelo Duarte. O guia dos curiosos: Brasil . São Paulo: Cia. das Letras, 1999. p. 44.)
2.
a) saiu
b) caíram
c) Sou
d) ficam
e) chegaram
f) Faz/Fazem
g) sou
h) começam