O mundo da fantasia.
Certas histórias têm um encantamento capaz de nos fazer viajar sem nem mesmo sair do lugar.
Quando ouvimos essas histórias, transportamo-nos para o momento e o lugar em que elas se passam. Dragões, bruxas, fadas, heróis, bichos e plantas, qualquer um dos seres da história é chamado de personagem, e eles enchem nossa mente de fantasia. Quando se é personagem, a imaginação não tem limites: vassouras cantam, gatos conversam, árvores pensam...
Nesse mundo de criação, há espaço para aquilo que vemos acontecer todo dia e também para aquilo que não estamos acostumados a ver sempre (principalmente quando se é gente grande...), que podemos chamar de irreal.
Uma netinha levar doces para sua avó querida é bastante real, não é mesmo? E se, no meio do caminho, um lobo fala com a menina e depois se faz passar pela vovozinha, para poder devorar a menina? Isso é possível apenas no mundo onde acontecem essas histórias de encantamento e de imaginação, mas não custa nada sonhar, seja com as histórias que começam com "Era uma vez...” seja com as histórias que poderiam ter acontecido com a gente. Quem não gosta de um pouquinho de fantasia no mundo real?
1. De que trata o texto?
2. Quando você lê ou ouve "Era uma vez...” o que já sabe que lerá ou ouvirá?
3. Todas as histórias começam com "Era uma vez...”?
4. Se você pudesse ser o personagem de uma história encantada, qual gostaria de ser? De qual história?
5. Façam oralmente uma relação dos personagens dessas histórias que são seres humanos e dos que não são. Falem para o professor e ele fará o registro na lousa.
6. Agora faça uma tabela com as informações abaixo:
> Personagens que são seres humanos.
> Personagens que não são seres humanos
7. Desenhe o personagem que você seria e escreva o nome da história.
Gabarito
1. Do mundo mágico das histórias, com suas palavras e seus personagens, imaginários ou não.
2. Resposta pessoal.
3. Não. Algumas começam com “Certa vez”, “Um dia”, “Há muito tempo”, entre outras expressões.
4. Professor, aproveite a oportunidade para comentar com os alunos as diferentes histórias: contos de fadas, fábulas etc. Apresente algumas delas para eles.
5. Resposta de acordo com o conhecimento de cada aluno. Professor, oriente-os na organização das falas e também no registro coletivo.