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AVALIAÇÃO DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Leia atentamente o texto abaixo:
DIÁRIO DE UM MENINO TRABALHADOR
Querido diário:
Hoje, sexta- feira, a Kombi do seu Luiz passou um pouco antes das 3 da manhã. Ainda bem que não estava muito frio. A noite de lua cheia estava clara e estrelada. E os cachorros uivavam, em vez de latir. Só podia ser sinal de algum lobisomem no pedaço.
É, eu sou assim, gosto de inventar histórias quando acordo, pra ver se espanto o sono.
Só que quase nunca dá certo. A gente acorda mesmo na hora em que começa a levar aqueles cestos pesados da padaria para a Kombi. Quando o seu Luiz dá a partida, o negócio é ficar de olho bem aberto e corpo muito esperto, principalmente na hora de pular com a perua andando. Qualquer descuido, um pisão em alguma pedra... é tombo na certa!
Ainda bem que a chuva tinha passado. Só assim pra minha mãe parar de rezar e voltar pra cama depois que eu saio de casa. E ainda bem, também, que a cachorrada toda estava mais interessada em correr atrás do lobisomem do que da gente.
O mais difícil, como sempre, foi a entrega depois da ponte, onde as casas são mais esparramadas. Se bobear, a gente tem que disparar atrás da Kombi, que anda mais devagar, mas não para esperar, não. Dai, é só canseira, o resto do dia. Não dá nem pra prestar atenção direito na explicação da professora.
Hoje, eu cheguei em casa às 8 da manhã e dormi só até meio-dia, pois antes de almoçar e ir para escola eu ainda tinha que fazer a lição de casa.
Agora já são 8 da noite e eu ainda estou conseguindo escrever porque o café que tomei com pão, em vez de comida, fez meu sono chegar atrasado. Mas agora, que ele já veio com a força total, só estou conseguindo enxergar a minha cama.
Boa noite, diário. Acho que só volto no Domingo, que como você sabe, é o meu único dia de folga. Além disso, vai dar pra variar um pouco de assunto. Marquei um encontro com minha nova namorada. Só que ainda é segredo, não contei pra ninguém.
Jô Azevedo, Iolanda Huzak e Cristina Porto. Serafina e a criança que trabalha. São Paulo: Ática, 1996.
1. A ideia central do texto é mostrar:
( ) ideias de um menino para fugir do trabalho;
( ) o dia a dia de um menino que não gosta de estudar;
( ) a dura realidade de uma criança que trabalha muito;
( ) a vontade do menino de ser escritor.
2. Quem nos conta a história do texto é:
( ) o próprio menino;
( ) a mãe do menino;
( ) Seu Luiz;
( ) a professora do menino.
3. Enumere a sequência lógica em que os fatos aconteceram no texto:
( ) Por causa do trabalho, o garoto não estuda direito;
( ) A mãe se angustia sempre que o filho sai;
( ) O kombeiro passava muito cedo para pegar o menino;
( ) o garoto usava sua imaginação para não perder a hora;
( ) O menino escreve no diário sobre o seu dia.
4. De acordo com o texto, o menino não presta atenção à aula porque:
( ) não gosta de estudar;
( ) vive pensando em namorada;
( ) prefere ficar andando de kombi;
( ) chega à aula muito cansado.
5. O garoto escreve seu diário sempre aos domingos, mas escreveu esta página na sexta-feira porque:
( ) queria falar da nova namorada;
( ) o sono demorou a chegar;
( ) assustou-se por causa do lobisomem;
( ) queria falar sobre seu dia de trabalho.
6. De acordo com o texto, por que a entrega é mais difícil depois da ponte?
( ) A Kombi andava muito rápido;
( ) As casas eram distantes umas das outras;
( ) Atravessar a ponte era muito difícil;
( ) O percurso da ponte era muito longo;
7. Observe: “Além disso, dar para variar um pouco de assunto.”
Ao fazer este comentário, o menino:
( ) revela que escreve sempre sobre seu trabalho;
( ) comenta que escreve sempre sobre namoradas;
( ) demostra que está muito satisfeito em trabalhar;
( ) acredita que escreveu algo que não devia.
8. De acordo com o texto, qual o segredo do menino?
9. Observe : “Só podia ser sinal de lobisomem no pedaço ”.
Nesta frase, a palavra pedaço poderia ser substituída por:
( ) fatia;
( ) lugar;
( ) porção;
( ) beleza.
10. Releia: “Só podia ser sinal de alguma lobisomem...”
Em qual da frases abaixo a palavra sinal tem o mesmo sentido da frase acima:
( ) O menino tem um sinal no rosto;
( ) O motorista avançou o sinal;
( ) Seu Luiz deu um sinal ao comprar a Kombi;
( ) Nuvens escuras é sinal de chuva.
11. Na expressão “... Mas agora ele veio com toda força.”
De acordo com o texto, o pronome ele está se referindo:
( ) ao sono;
( ) ao menino;
( ) ao trabalho;
( ) ao Seu Luiz.
12. Releia: “Só podia ser sinal de lobisomem no pedaço”.
“Se bobear a gente tem que disparar atrás da Kombi”
As expressões em destaque indicam que o texto:
( ) usa uma linguagem diferente da fala real do menino;
( ) elogia a forma de falar do personagem;
( ) procura mostrar a fala real do menino;
( ) critica a forma de falar do garoto.