Leia o texto a seguir retirado do conto “O grande passeio”, de Clarice Lispector, para resolver as questões.
O grande passeio
Quando lhe perguntavam o nome, dizia com a voz purificada pela fraqueza e por longuíssimos anos de boa educação: – Mocinha.[...] Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido. Só ela restara com os olhos sujos e expectantes quase cobertos por um tênue veludo branco. Quando lhe davam alguma esmola davam-lhe pouca, pois ela era pequena e realmente não precisava comer muito. [...]
Lembrou-se de coisas que dias antes juraria nunca terem existido. A começar pelo filho atropelado [...]. Lembrou-se da xícara que Maria Rosa quebrara e de como ela gritara com Maria Rosa. Se soubesse que a filha morreria de parto, é claro que não precisaria gritar. E lembrou-se do marido. [...]
A mulher alemã examinava-a de vez em quando em silêncio [...]
– Preciso antes tomar café, disse-lhe [...].
Mocinha não entendeu muito bem, [...] ela falava como gringa. Mas entendeu que era para continuar sentada. [...]
Uma pequena luz iluminou Mocinha: domingo? que fazia naquela casa em vésperas de domingo? Nunca saberia dizer. [...] A dona da casa gritou para dentro, e a empregada indiferente trouxe um prato fundo, cheio de papa escura. Gringos comiam muito de manhã, isso Mocinha vira mesmo no Maranhão. [...] A dona da casa, com seu ar sem brincadeiras porque gringo em Petrópolis era tão sério como no Maranhão, a dona da casa tirou uma colherada de queijo branco, triturou-o com o
garfo e misturou-o à papa.
São Paulo: Editora Ática, 1994. p. 13-14, 17-18.)
Analise os trechos retirados do conto e identifique os tipos de orações existentes.
[...] Se soubesse que a filha morreria de parto [...].
[...] a dona da casa tirou uma colherada de queijo branco, triturou-o com o garfo e misturou-o à papa.
a)
Orações subordinadas: [...] Se soubesse que a filha morreria de parto [...].
orações coordenadas: [...] a dona da casa tirou uma colherada de queijo branco, triturou-o com o garfo e misturou-o à papa.
b)
Orações coordenadas: [...] Se soubesse que a filha morreria de parto [...].
orações coordenadas : [...] a dona da casa tirou uma colherada de queijo branco, triturou-o com o garfo e misturou-o à papa.
c)
Orações subordinadas: [...] Se soubesse que a filha morreria de parto [...].
orações subordinadas: [...] a dona da casa tirou uma colherada de queijo branco, triturou-o com o garfo e misturou-o à papa.
d) Orações coordenadas: [...] Se soubesse que a filha morreria de parto [...]
oração subordinadas: [...] a dona da casa tirou uma colherada de queijo branco, triturou-o com o garfo e misturou-o à papa.
GABARITO DA QUESTÃO
Habilidade (EF08LP11)
Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.
Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.
Justificativas
a
O aluno que escolheu esta alternativa analisou corretamente os trechos do conto, o que demonstra que sabe diferenciar orações coordenadas de subordinadas, como também o uso das vírgulas e da conjunção “e” para marcar o período por coordenação. O aluno também identificou corretamente as orações subordinadas no trecho Se soubesse que a filha morreria de parto [...].
b
O aluno que escolheu esta alternativa errou ao identificar como composto de orações coordenadas o trecho Se soubesse que a filha morreria de parto [...].
c
O aluno errou ao identificar o trecho [...] a dona da casa tirou uma colherada de queijo branco, triturou-o com o garfo e misturou-o à papa. como composto de orações subordinadas. O aluno não observou o uso das vírgulas e da conjunção “e”, marcas de orações coordenadas.
d
O aluno inverteu a resposta, o que demonstra que não identificou corretamente as relações entre as orações e o uso das conjunções que que caracterizam cada tipo de oração.
A relação que as orações adverbiais estabelecem com a oração principal ou com outras orações é feito por meio das conjunções. Observe as conjunções em destaque e identifique essas relações nos trechos do conto de Clarice Lispector.
1. Quando lhe perguntavam o nome, dizia com a voz purificada pela fraqueza e por longuíssimos anos de boa educação: – Mocinha.
2. Se soubesse que a filha morreria de parto, é claro que não precisaria gritar.
3. Mocinha não entendeu muito bem, [...] ela falava como gringa.
a) 1 – condição; 2 – tempo; 3 – comparação.
b) 1 – tempo; 2 – condição; 3 – comparação.
c) 1 – causa; 2 – tempo; 3 – comparação.
d) 1 – comparação; 2 – condição; 3 – comparação.
GABARITO DA QUESTÃO
Habilidade (EF08LP12)
Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções.
Justificativas
a
Nesta alternativa, o aluno inverteu as respostas 1 e 2, provavelmente por não ter identificado a relação entre as orações e o que expressa uma oração adverbial temporal e condicional.
b
O aluno que assinalar esta alternativa identificou corretamente os diferentes tipos de orações adverbiais e o tipo de relação que elas estabelecem em relação à oração principal.
c
O aluno que escolheu esta alternativa se equivocou ao escolher “causa” para o trecho 2. Provavelmente, ele não identificou que a conjunção “se” expressa uma relação de condição em relação à oração principal.
d
O aluno não identificou que a conjunção “quando” expressa sentido de tempo e não de comparação, como na oração 3.
Analise o trecho do conto “O grande passeio” e responda: por qual alternativa o termo em destaque pode ser substituído sem alteração de sentido?
[...] A dona da casa, com seu ar sem brincadeiras porque gringo em Petrópolis era tão sério como no Maranhão [...]
a) se
b) porque
c) quanto
d) desde que
GABARITO DA QUESTÃO
Habilidade (EF08LP12)
Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções.
Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções.
Justificativas
a
Como se trata de uma oração adverbial comparativa, o uso do da conjunção “se” estaria incorreto, pois expressaria condição. O aluno que escolheu esta alternativa não identificou a diferença de sentido entre essas conjunções adverbiais.
b
Como se trata de uma oração adverbial comparativa, o uso do da conjunção “porque” estaria incorreto, pois expressaria causa. O aluno que escolheu esta alternativa não identificou a diferença de sentido entre essas conjunções adverbiais.
c
O aluno analisou corretamente o uso da palavra “quanto”, que faz parte da locução conjuntiva ”tão... quanto”, para substituir o termo em destaque, mantendo assim o sentido de comparação da oração adverbial em relação à principal. Isso demonstra que ele compreende o uso das outras conjunções e da locução também.
d
Como se trata de uma oração adverbial comparativa, o uso da locução conjuntiva “desde que” estaria incorreto, pois expressaria condição. O aluno que escolheu esta alternativa não identificou a diferença de sentido entre as conjunções e locução adverbiais.