EF09LP06 - Predicativo do sujeito e do objeto - Exercício com gabarito (9ºano)


Leia o título de uma reportagem.

Mais rica e mais segura do mundo: por que Tóquio é uma capital exemplar

GAZETA DO POVO.
Disponível em:
<www.gazetadopovo.com.br/mundo/mais-rica-e-mais-segura-do-mundo-por-que-toquio-e-umacapital-exemplar-bprvtoxvgj3rjcv087fjj69o1/>. 

A organização sintática do título da notícia evidencia que

a) a construção do sentido da sentença permite a substituição de “é” por “permanece”.

b) a expressão “uma capital exemplar” é predicativo do objeto na sentença.

c) o predicativo do sujeito, “uma capital exemplar”, expressa uma opinião passível de refutação.

d) o verbo “ser” é responsável por indicar uma ação da cidade de Tóquio.

GABARITO COMENTADO

Prática de Linguagem: Análise linguística/semiótica

Objeto (s) de conhecimento: Morfossintaxe

Habilidade: (EF09LP06) Diferenciar, em textos lidos e em produções próprias, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”. 

a) A construção do sentido do título da notícia não permite a substituição do verbo “ser” pelo verbo “permanecer” sem que haja alterações semânticas. O aluno que escolhe essa alternativa não diferencia as duas formas.
b) A expressão “uma capital exemplar” não é predicativo do objeto da sentença, mas predicativo do sujeito “Tóquio”.
c) O predicativo do sujeito de “Tóquio”: “uma capital exemplar” não é um fato indiscutível, mas uma opinião, portanto, passível de discussões e questionamentos. (correta)
d) O verbo “ser” é um verbo de ligação, portanto, não é responsável por indicar ações, mas por conectar elementos da sentença.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Os alunos devem ser levados a rever os conceitos de predicativo do sujeito e do objeto, destacando, principalmente, a função dos verbos de ligação nessas construções. A substituição de um verbo de ligação por outro pode ser interessante para sinalizar que, mesmo podendo manter a estrutura “sujeito” + “predicativo do sujeito”, o sentido é alterado. Além disso, sugere-se que os alunos selecionem diferentes reportagens que apresentem predicativos do sujeito e analisem esses elementos: a afirmação é feita com base em algum dado? Essa afirmação pode variar de acordo com o ponto de vista?