EF69LP03 - Exercício com gabarito 9ºano - Apreender os sentidos globais do texto (entrevista)

Leia o trecho da entrevista com a escritora J. K. Rowling, autora dos livros do bruxo Harry Potter.

Você teve que pagar um preço pela fama e pelo sucesso?
J.K. Rowling ‒ A coisa da fama é interessante porque eu nunca quis ser famosa, e jamais sonhei que um dia seria famosa. Meu sonho era ser uma escritora famosa, mas eu imaginava que isso seria algo como acontecia com Jane Austen (N.R: escritora britânica do século 19). Não sabia que iriam revistar meu lixo, não esperava que fossem me fotografar na praia com lentes de longo alcance. Também nunca sonhei que teria uma influência negativa na vida da minha filha, como às vezes tem sido o caso.
O sucesso mudou você?
Rowling –
Sim. [...]

Disponível em:
<www.bbc.com/portuguese/cultura/030620_rowlingro.shtml>

Com base nesse fragmento, é possível inferir que o objetivo principal da entrevista de J. K. Rowling, publicada em 2003, é:

a) denunciar a influência negativa do sucesso sobre a vida da filha da autora.

b) expor que a britânica teve seu sonho realizado ao se tornar uma escritora famosa.

c) reforçar a comparação da obra de Jane Austen com as narrativas da atualidade.

d) tratar da relação da escritora com a fama causada por seu trabalho.

GABARITO COMENTADO

Prática de Linguagem: Leitura

Objeto (s) de conhecimento:
Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto

Habilidade:
(EF69LP03)
Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

a) Na entrevista, Rowling afirma que não imaginava que a fama “teria uma influência negativa” na vida de sua filha, porém o objetivo principal do texto não é denunciar essa influência, mas tratar da relação da autora com a fama, de uma forma geral.
b) À primeira pergunta, a escritora afirma que seu “sonho era ser uma escritora famosa”. Apesar disso, a divulgação desse sonho não é o objetivo principal do texto, que visa contar um pouco sobre a forma com que Rowling lida com o sucesso.
c) J. K. Rowling declara, na estrevista, que imaginou que a sua fama seria “como acontecia com Jane Austen” e não com todo o assédio sofrido por ela, mas esse é apenas um comentário feito pela entrevistada, que não configura o assunto/objetivo do texto.
d) J. K. Rowling tornou-se conhecida por causa da série literária Harry Potter, um jovem bruxo, que teve uma grande aceitação dos leitores, especialmente do público juvenil. Dessa forma, a entrevista realizada objetivou tratar da relação que a autora mantinha com essa fama adquirida pelo reconhecimento de seu trabalho. (correta)

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Retome com os alunos as características do gênero entrevista, principalmente reconhecendo que a introdução desses textos é um indício do assunto e do objetivo principal. Proponha-lhes a leitura e a produção de entrevistas a respeito de assuntos diversos com personalidades da escola e da comunidade, para que eles se familiarizem mais com o gênero entrevista.