EF89LP29 - Retomadas anafóricas - Exercício 9ºano com gabarito

Leia o trecho da entrevista realizada com Sotty Kelly, o homem que passou 342 dias no espaço, para responder à questão.

Recentemente publicamos uma petição para chamar a atenção de grandes empresas espaciais. Queremos que, quando seus negócios de turismo espacial estiverem funcionando, elas lancem terraplanistas notórios ao espaço... 

(Muitos risos) Ótima ideia! (mais risos) 

Para que eles vejam quão redonda é a Terra. Pode mandar uma mensagem para os terraplanistas? O que diria a eles alguém que viu o formato do nosso planeta por tanto tempo? 

Sabe, faço piadas com eles ocasionalmente. Penso que muitos desses terraplanistas fazem isso por diversão, porque é divertido, não acho que eles realmente acreditem que a Terra seja plana. Deve ser como uma grande piada para eles.

Galileu. Disponível em:
<https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2018/02/galileu-entrevista-scott-kelly-o-homemque-viveu-342-dias-no-espaco.html>

No trecho a seguir “Recentemente publicamos uma petição para chamar a atenção de grandes empresas espaciais. Queremos que, quando seus negócios de turismo espacial estiverem funcionando, elas lancem terraplanistas notórios ao espaço...", o pronome possessivo “seus” é anafórico, pois retoma outro termo. Que termo é esse? Como é possível identificar a relação entre ele e o pronome possessivo?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

GABARITO COMENTADO

Prática de Linguagem:
Análise linguística/semiótica

Objeto (s) de conhecimento:
Textualização
Progressão temática

Habilidade (EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.

Grade de correção

100% O aluno percebe que o pronome possessivo “seus”, que compõe “seus negócios de turismo espacial”, retoma “grandes empresas espaciais” e que essa relação pode ser identificada como de posse. O pronome “elas”, que aparece em seguida, também retoma “grandes empresas espaciais”.

50% O aluno identifica o termo recuperado pelo pronome, mas não aponta as razões pelas quais ele chegou a essa conclusão.

0% O aluno não identifica o termo retomado pelo pronome anafórico de maneira correta.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Os alunos devem ser reorientados a partir das necessidades percebidas pelas respostas à atividade, podendo, se necessário, haver uma leitura compartilhada em sala de aula, a fim de tornar as retomadas mais perceptíveis. Também pode ser proposto aos alunos um exercício de reescrita do trecho, a fim de que eles percebam e sugiram a utilização de outros elementos anafóricos.