Leia o fragmento da crônica “Condôminos”, de Fernando Sabino, para responder às questões.
A porta estava aberta. Foi só eu surgir e arriscar uma espiada para a sala, o dono da casa saltou da mesa para receber-me:
— Vamos entrar, vamos entrar. Estávamos à espera do senhor para começarmos a reunião: o senhor não é o 301?
Não, eu não era o 301. Meu amigo, que morava no 301, tivera de fazer repentinamente uma viagem, pedira-me que o representasse.
O homem estendeu-me a mão num gesto decidido:
— Pois então muito prazer.
Disse que se chamava Milanês e recebeu com um sorriso à milanesa a minha escusa pelo atraso [...].
(SABINO, Fernando. Condôminos. In: Para gostar de ler: crônicas. São Paulo: Ática, 1979)
Glossário:
Escusar: pedir desculpas.
Observe o uso das figuras de linguagem nesse fragmento.
a) Indique a figura de linguagem presente na expressão sorriso à milanesa, localizada no último parágrafo do trecho do texto.
b) Considerando o contexto do fragmento, que sentido pode ser inferido do uso dessa expressão? Justifique sua resposta.
Prática de Linguagem:
Análise linguística/semiótica
Objeto (s) de conhecimento:
Figuras de linguagem
Habilidade:
(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
Grade de correção
100% Os alunos analisam adequadamente o efeito de sentido da metáfora presente no fragmento. Respostas possíveis: a) A figura de linguagem presente na expressão é a metáfora. b) O narrador faz um jogo de palavras (um trocadilho) com o nome do personagem (Milanês) e o nome de um prato (bife à milanesa), provocando humor.
50% Os alunos respondem apenas a uma das duas questões presentes no enunciado.
0% Os alunos não respondem às perguntas satisfatoriamente.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Para os alunos que apresentam dificuldade em analisar os efeitos de sentidos de metáforas, sugere-se que o professor realize um estudo dos efeitos dessa figura de linguagem na comparação entre gêneros diferentes, como em poemas e anúncios, pois os alunos poderão reconhecer tais efeitos considerando as condições de produção de cada gênero.