Coesão referencial - Atividade 7ºano com gabarito - Habilidade EF07LP12

Leia a conclusão de um artigo sobre a procura da felicidade.

Felicidade não é um fim em si, e sim uma consequência do jeito que você leva a vida. As pessoas que procuram receitas e respostas complicadas para ela acabam perdendo de vista os pequenos prazeres e alegrias. É o dia a dia de uma pessoa e a maneira como ela reage às situações mais banais que definem seu nível de felicidade. Ou, para resumir tudo: um jeito garantido de ser feliz é se preocupando menos em ser feliz.

AXT, Bárbara. A busca da felicidade.
Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/a-busca-da-felicidade/>.

Observe como o fragmento está organizado e responda:

a) Que expressão presente abrevia uma série de informações ditas anteriormente?

b) Que outra expressão de mesmo sentido pode substituí-la?

Objeto (s) de conhecimento:
Semântica; coesão

Habilidade:
(EF07LP12)
Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).

Grade de correção

100% Os alunos reconhecem adequadamente a expressão que sintetiza informações ditas anteriormente no texto “para resumir tudo” e indicam outra de sentido equivalente “em suma” ou “em síntese”.

50% Os alunos reconhecem no texto a expressão “para resumir tudo”, no entanto, citam a mesma expressão ou outra de sentido diferente da que está no fragmento 

0% Os alunos não reconhecem a expressão que condensa outras informações já ditas no texto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Para os alunos que não reconhecem as marcas linguísticas que contribuem para a coesão do texto e a progressão temática, sugere-se que lhes sejam apresentados fragmentos de textos em que essas marcas apareçam em abundância. Os textos instrucionais, como manuais de montagem e textos didáticos, podem ser explorados neste trabalho, tendo em vista que fazem uso de uma organização textual bem marcada.