EF07LP03 - Palavras derivadas - Atividade 7ºano (com gabarito)

Você já leu um texto bem antigo? Observe este, de Artur Azevedo:

Era uma delícia ouvir o coronel Ferraz contar as suas façanhas de caça; mas ele só vibrava, e só era verdadeiramente genial a inventar carapetões quando tinha um bom auditório, quando via em volta de si olhos espantados e bocas abertas. Dizem que na intimidade, conversando com um amigo, ou mesmo dois, era incapaz de pregar uma peta.

AZEVEDO, Artur. Elefantes e Ursos.
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000073.pdf>.

Glossário
Carapetão:
mentira grande.
Peta: mentira, lorota.

A palavra destacada no trecho foi formada pelo processo de derivação prefixal, com sentido de negação. Qual palavra a seguir foi formada pelo mesmo processo?

a) Inteligente.

b) Indicativo.

c) Inflável.

d) Inútil.

Prática de Linguagem:
Análise linguística/semiótica

Objeto (s) de conhecimento:
Léxico/Morfologia

Habilidade:
(EF07LP03) Formar, com base em palavras primitivas, palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.

Justificativas:
a) O aluno que marcou esta alternativa não se atentou ao significado do prefixo “in” no termo do texto suporte, nem à palavra presente, em que “inteligente” é formada por derivação sufixal.

b) A palavra “indicativo” é formada por derivação sufixal, a primeira sílaba não é um prefixo que foi acoplado para formar outra palavra, nem indica negação. O aluno que marcou esta alternativa não se atentou ao valor semântico do termo “indicativo”.

c) A palavra “inflável” também é formada por processo de derivação sufixal, com acréscimo do afixo “vel” e não tem valor semântico de negação. O aluno deveria prestar atenção a essas características.

d) O aluno identificou corretamente o valor semântico a palavra “inútil”, assim como o do prefixo “in”, indicando uma negação ao termo “útil”. (correta)

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Apresente aos alunos diferentes palavras, de modo que se possa destacar e/ou mover afixos. Com toda a turma, a atividade consiste em formar novas palavras a partir de um radical, incentivando-os a refletir sobre o valor semântico atribuído pelo afixo.