EF08LP05 - Formação de palavras por composição - Atividade 8ºano com gabarito

Leia o fragmento da notícia.

Aumento de ciclovias e modernização estimulam produção de bicicletas

A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) aumentou 35,2% em agosto, sobre igual mês do ano passado [...]. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), desde o começo do ano tem sido constante o ritmo de crescimento.

MOREIRA, Marli. Aumento de ciclovias e modernização estimulam produção de bicicletas, 17 set. 2018.
Disponível em:
<http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-09/aumento-de-ciclovias-e-modernizacao-estimulam-producao-debicicletas>. 

O processo de formação das palavras motocicletas e ciclomotores ocorre por:

a) aglutinação em ambas as palavras, em que “moto” expressa o sentido de locomoção de carros.

b) aglutinação e justaposição, respectivamente, em que “moto” expressa o sentido de movimento sobre rodas.

c) justaposição e aglutinação, respectivamente, em que “moto” expressa o sentido de espaço para pilotar motos.

d) justaposição em ambas as palavras, em que “moto” expressa o sentido de pista exclusiva para bicicletas.

Prática de Linguagem:
Análise linguística/semiótica

Objeto (s) de conhecimento:
Léxico/morfologia

Habilidade:
(EF08LP05)
Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas. 

Justificativas:
a) Os alunos que marcam esta alternativa não levam em conta que a aglutinação ocorre apenas na palavra “motocicletas.

b) Os alunos analisam adequadamente os processos de formação das palavras do comando, pois em “moto + (bi)cletas” ocorre perda da sílaba “bi”. Já em “ciclomotores” ocorre a junção de “ciclo + moto”. Ademais, eles percebem que o sentido da palavra “motor” é “movimento”, reconhecendo que as palavras destacadas sugerem o sentido de movimento sobre rodas. (correta)

c) Os alunos que marcam esta alternativa se confundem e invertem os processos de formação de palavras. Além disso, imaginam erroneamente que o sentido das palavras “motocicletas” e “ciclomotores” é o mesmo que “motódromo”.

d) Os alunos que marcam esta alternativa desconsideram a aglutinação ocorrida em “motocicletas” bem como o significado das palavras presentes no comando, ao associar-lhes o sentido da palavra “ciclovia”, que é o espaço reservado para uso de bicicletas.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
A análise do sentido de palavras justapostas pode ser explorada com base na seguinte atividade: exponha no quadro um conjunto de palavras compostas por justaposição que repitam o mesmo vocábulo, como “hidroelétrica”, “hidromassagem”, “hidroavião”. Em seguida, peça à turma para inferir o sentido de cada uma a partir da justaposição formada por cada palavra. Por fim, apresente o significado das palavras a fim de que os alunos confirmem ou não as inferências feitas.