EF67LP29 - Texto dramático 7ºano - Atividade com gabarito - Eixo: leitura


Leia e observe este trecho da peça de teatro Entre a missa e o almoço, de Artur Azevedo:

CENA I

PEDRO, depois ARNALDO

(Ao levantar o pano, Pedro, o copeiro da casa, espana os móveis; alguns momentos depois, ouve-se uma campainha elétrica. Ele vai à porta do fundo e olha para fora).

PEDRO - Oh! O sr. dr. Arnaldo! Entre, sr. doutor! (Arnaldo entra). Como tem passado vossa senhoria? Vossa senhoria não se lembra de mim? Sou o Pedro... o Pedro, que foi copeiro de vossa senhoria!

[...]

PEDRO - Eu fazia muito bem a minha obrigação; não havia motivo de queixa; entretanto, o pretexto foi que o meu serviço era mau. (Sorrindo). Depois vim a saber de tudo...

AZEVEDO. Artur. Entre a missa e o almoço.
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000033.pdf>

Os trechos destacados no texto referem-se, especificamente, a qual parte estrutural do gênero dramático?

a) O trecho se refere às rubricas ou indicações cênicas, mostrando as ações, as expressões e os gestos que devem ser executados na cena.

b) Refere-se à cena do texto teatral, que se trata de uma unidade de ação da peça teatral, com saída e entrada de atores, alterando ou não o cenário.

c) Os trechos destacados referem-se à situação inicial do texto teatral, em que as personagens e a intriga do texto são apresentadas.

d) São partes em que um único ator está sozinho no palco representando o texto da peça, falando consigo mesmo ou com a plateia.

Prática de Linguagem:
Leitura

Objeto (s) de conhecimento:
Reconstrução da textualidade
Efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos

Habilidade:
(EF67LP29) Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.

Justificativas:

a) O aluno tem entendimento dos elementos que compõem um texto dramático, marcando a alternativa que traz o conceito correto de rubrica ou indicação cênica. (correta)

b) O aluno que marca esta alternativa pode ter se confundido por estar indicada a cena a que o trecho se refere logo no início do trecho. No entanto, o conceito de cena, corretamente apresentado na alternativa b, não diz respeito ao que o enunciado pede.

c) Esta alternativa apresenta o conceito de outra parte estrutural do texto, referente à situação inicial. Todo o trecho faz parte da estrutura definida na alternativa, porém o enunciado enfatiza apenas os trechos destacados, que no texto original estão entre parênteses.

d) A definição apresentada nesta alternativa diz respeito ao conceito de monólogo, que é um tipo de texto teatral, não a um elemento estrutural, componente do texto. O aluno que marca esta alternativa não se atentou aos conceitos e/ou não os conhece.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Apresente vídeos de peças adequadas aos alunos, atuando como diretor de pequenas peças encenadas por eles. Tanto nos vídeos quanto nos ensaios de encenação, reforce os elementos que compõem o texto teatral, de modo que os alunos não somente leiam sobre tais definições, mas também identifiquem, por meio das ações dos atores, diretores, cenógrafos, entre outros, elementos desse gênero.