Leia este poema de Olavo Bilac:
A velhice
O neto:
Vovó, por que não tem dentes?
Por que anda rezando só.
E treme, como os doentes
Quando têm febre, vovó?
Por que é branco o seu cabelo?
Por que se apoia a um bordão?
Vovó, porque, como o gelo,
É tão fria a sua mão?
Por que é tão triste o seu rosto?
Tão trêmula a sua voz?
Vovó, qual é seu desgosto?
Por que não ri como nós?
BILAC, Olavo. Tarde.
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000288.pdf>
Glossário
bordão: cajado grosso, como uma bengala.
Nos versos destacados do poema encontra-se a figura de linguagem comparação com o intuito de:
a) empregar uma palavra com significado diferente do que é usada normalmente.
b) aproximar os sentidos de expressões por meio de termos comparativos.
c) substituir uma palavra por outra com sentido próximo.
d) atribuir a uma expressão um sentido exagerado.
Prática de Linguagem:
Análise linguística/Semiótica
Objeto (s) de conhecimento:
Figuras de linguagem
Habilidade:
(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
Justificativas
a) O aluno que marca esta alternativa pode ter associado os termos “treme” e “mãos frias” a termos de significados diferentes, porém com mesmo sentido. Entretanto, o termo “como”, classificado como comparativo, não foi levado em consideração.
b) O aluno atentou para a relação comparativa, por meio do termo “como”, entre os termos “doente” e “treme” e “gelo” e “mão fria”. (correta)
c) O aluno que marca esta alternativa não atentou à relação comparativa entre os termos. Esta alternativa diz respeito à metonímia, mas não é preciso apresentar a terminologia aos alunos.
d) O aluno que marca esta alternativa não atentou ao conceito da figura de linguagem comparação e/ou não soube interpretar os trechos do poema. Esta alternativa diz respeito à hipérbole. Aqui também não é necessário apresentar a terminologia aos alunos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Ao apresentar as figuras de linguagem aos seus alunos, ofereça a eles inúmeros textos, de diversos gêneros, destacando os trechos em que as figuras de linguagem estão presentes, para que, por meio de perguntas e investigação, os alunos possam, com suas palavras, interpretar o sentido de tal expressão.