EF67LP38 - Comparação - Atividade 7ºano com gabarito - Poema A velhice (Olavo Bilac)

Leia este poema de Olavo Bilac:

A velhice

O neto:

Vovó, por que não tem dentes?

Por que anda rezando só.

E treme, como os doentes

Quando têm febre, vovó?

Por que é branco o seu cabelo?

Por que se apoia a um bordão?

Vovó, porque, como o gelo,

É tão fria a sua mão?

Por que é tão triste o seu rosto?

Tão trêmula a sua voz?

Vovó, qual é seu desgosto?

Por que não ri como nós?

BILAC, Olavo. Tarde.
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000288.pdf>

Glossário
bordão:
cajado grosso, como uma bengala.

Nos versos destacados do poema encontra-se a figura de linguagem comparação com o intuito de:

a) empregar uma palavra com significado diferente do que é usada normalmente.

b) aproximar os sentidos de expressões por meio de termos comparativos.

c) substituir uma palavra por outra com sentido próximo.

d) atribuir a uma expressão um sentido exagerado.

Prática de Linguagem:
Análise linguística/Semiótica

Objeto (s) de conhecimento:
Figuras de linguagem

Habilidade:
(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

Justificativas

a) O aluno que marca esta alternativa pode ter associado os termos “treme” e “mãos frias” a termos de significados diferentes, porém com mesmo sentido. Entretanto, o termo “como”, classificado como comparativo, não foi levado em consideração.

b) O aluno atentou para a relação comparativa, por meio do termo “como”, entre os termos “doente” e “treme” e “gelo” e “mão fria”. (correta)

c) O aluno que marca esta alternativa não atentou à relação comparativa entre os termos. Esta alternativa diz respeito à metonímia, mas não é preciso apresentar a terminologia aos alunos.

d) O aluno que marca esta alternativa não atentou ao conceito da figura de linguagem comparação e/ou não soube interpretar os trechos do poema. Esta alternativa diz respeito à hipérbole. Aqui também não é necessário apresentar a terminologia aos alunos.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Ao apresentar as figuras de linguagem aos seus alunos, ofereça a eles inúmeros textos, de diversos gêneros, destacando os trechos em que as figuras de linguagem estão presentes, para que, por meio de perguntas e investigação, os alunos possam, com suas palavras, interpretar o sentido de tal expressão.