EF69LP29 - Atividade 8ºano - Eixo: leitura “Os desafios da adolescência”

Leia um trecho do artigo “Os desafios da adolescência”, publicado em uma revista digital.

Entre as fases mais temidas no desenvolvimento dos jovens, a adolescência é uma das que mais gera insegurança [...]. Nesta etapa de transição, euforia, irritabilidade [...] e impetuosidade são alguns sintomas que se alternam e que se conflitam com a busca do conhecimento e autoafirmação. Se mal interpretados, podem provocar alguns transtornos que futuramente refletirão na fase adulta. Se tratados com naturalidade, mas com atenção, dissolvem com o tempo, segundo os psicólogos.

(LACERDA, Patrícia. Os desafios da adolescência. Nine – Estilo e Negócios.

Disponível em:
<http://revistanine.com.br/Materia/detalhes/34/os-desafios-da-adolescencia>. 

O fragmento lido é um texto didático. Tendo isso em vista, responda:

a) Qual é a finalidade desse texto?

b) A qual(is) público(s) você acredita que esse fragmento se dirige?

c) Que reflexão o texto proporciona ao leitor em relação aos conflitos da adolescência?

Prática de Linguagem:
Leitura

Objeto (s) de conhecimento:
Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero

Habilidade:
(EF69LP29)
Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

Grade de correção

100% Os alunos refletem adequadamente sobre o texto didático, estabelecendo com coerência a relação entre ele e seu contexto de produção. Respostas possíveis: a) A finalidade desse texto é expor um conhecimento sobre o tema da adolescência. b) O fragmento se dirige a adolescentes/pais/professores. c) O texto leva o leitor a refletir que a fase da adolescência, embora possa ser conflituosa, é passageira, bastando ao adolescente e à família tratar esses conflitos com naturalidade.

50% Os alunos respondem parcialmente às perguntas feitas no comando.

0% Os alunos não respondem corretamente às perguntas feitas no enunciado.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
No trabalho com os alunos que demonstram dificuldade em refletir sobre a relação entre o contexto de produção e o texto didático, recomenda-se que o professor explore esse contexto. Na atividade de leitura desses textos, podem-se elaborar perguntas como: “Qual é o público-alvo?”; “Onde esse texto circula?”; “Qual é sua finalidade?”; “De que modo ele está estruturado?”.