EF89LP26, EF69LP08 - Produção de texto escrito 8ºano (resenha)

Leia o fragmento da resenha para responder às questões.

Publicado em 1943, O Pequeno Príncipe [...] de Antoine de Saint-Exupéry, é uma das obras mais amadas por adultos e crianças de todo o mundo [...]

Antoine fez um trabalho incrível que revolucionou a literatura infantil. A forma como a história é narrada e os personagens ricos em conhecimento nos fazem pensar na maneira como vivemos e em como o mundo é governado.

(DANQUIMAIA, Beatriz. 5 motivos para ler O Pequeno Príncipe, 26 nov. 2015.
Disponível em:
<https://super.abril.com.br/blog/turmado-fundao/5-motivos-para-ler-o-pequeno-principe/>. 

1. Imagine que você precise escrever uma resenha como essa para ser exposta na Feira de Leitura destinada aos alunos de 6 a 8 anos de sua escola. Escolha um objeto cultural (um filme, um livro, um game, etc.) e produza uma breve resenha sobre ele, a fim de que o público da Feira se sinta motivado a ler ou ver o que você recomenda.

a) Informe os dados do que pretende resenhar.

b) Acrescente informações que levem os alunos a se interessar pelo que você recomenda.

c) Utilize uma linguagem que seja adequada ao universo infantil.

Prática de Linguagem:
Produção de textos

Objeto (s) de conhecimento:
Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição

Habilidade:
(EF89LP26)
Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.

Grade de correção

100% Os alunos produziram satisfatoriamente a resenha crítica conforme as orientações indicadas no comando.

50% Os alunos produziram a resenha crítica de forma parcialmente correta, com elementos insuficientes e pouca motivação para o leitor.

0% Os alunos não produziram a resenha; apenas informaram os dados do objeto cultural.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
No caso em que o aluno apresenta dificuldade em produzir adequadamente uma resenha crítica, escolha um exemplo de resenha e a apresente a ele, para que a leia para a turma. Em seguida, peça-lhe que a adapte a um público diferente do previsto na resenha. Antes que ele realize a adaptação do texto, faça as seguintes perguntas, a fim de orientá-lo na edição: “Que linguagem você poderá usar a fim de que seu público compreenda o texto?”; “Quais informações podem ser retiradas?”; “Que informações podem ser acrescentadas?”. 

2. Agora imagine que essa resenha que você produziu será lida pelos pais de alunos de sua escola no dia da reunião de pais. Na intenção de que eles incentivem os filhos a conhecer a obra apresentada em sua resenha, edite-a com base nas seguintes orientações:

a) Valorize as informações que sejam interessantes para o público-alvo.

b) Interaja com seu público, fazendo-lhe perguntas retóricas.

c) Acrescente adjetivos a fim de valorizar a obra apresentada na resenha.

Prática de Linguagem:
Produção de textos

Objeto (s) de conhecimento:
Revisão/edição de texto informativo e opinativo

Habilidade:
(EF69LP08)
Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

Grade de correção

100% Os alunos editam adequadamente a resenha produzida. Espera-se que interajam com o público por meio de perguntas como “Que tal motivar seu filho a ler uma história/ver um filme?” e utilizem adjetivos que valorizem a obra, por exemplo: “O livro/filme é uma ótima oportunidade para seu filho conhecer outros mundos por meio da leitura/do filme”.

50% Os alunos seguem apenas uma ou duas orientações ao editar/revisar a resenha.

0% Os alunos não seguem as orientações para editar a resenha.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Para estimular os alunos a editar a resenha, pode-se solicitar a eles que procurem a resenha de algum filme ou livro. Em seguida, aproveitando ao máximo as informações fornecidas pelo resenhista, peça aos estudantes que leiam esse texto, percebendo o posicionamento do autor da resenha e as características de sua escrita.