Leia o fragmento da peça Abel e Helena, de Arthur Azevedo.
Cena I
Helena, Marcolina e moças
CORO DAS MOÇAS — Por que razão, ó Dona Helena,
tão triste está que causa pena?
Diga-nos já, e ao seu penar
talvez possamos consolar.
MARCOLINA (Deixa o seu trabalho e vem também para junto de Helena.) —
Iaiá, não ‘steja assim tão triste.
HELENA — [...] o meu coração não
resiste a tamanha dor
a tanto dissabor!
Eu desejava neste instante
a solidão corroborante;
portanto, se de mim tiverem dó,
dois minutos ou três deixem-me só... [...]
(As moças retiram-se pela esquerda. Marcolina põe-se de novo a engomar, cantarolando alguma cantiga da roça.)
(AZEVEDO, Arthur. Abel e Helena.
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000038.pdf>.
Glossário:
Corroborante: que fortalece.
a) Que elementos presentes no fragmento o caracterizam como um poema dramático?
b) Como é possível identificar a fala dos personagens?
Prática de Linguagem:
Leitura
Objeto (s) de conhecimento:
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos
Habilidade:
(EF89LP34) Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.
Grade de correção
100% Os alunos analisam adequadamente o poema dramático. Respostas possíveis: a) O fragmento caracteriza-se como poema dramático porque contém versos, rimas, enredo, personagens e diálogos. b) A fala dos personagens é identificada pela organização do texto, que mostra o nome deles à frente de cada estrofe. O uso de travessão também contribui para a identificação das falas.
50% Os alunos respondem corretamente apenas a uma das duas perguntas presentes no comando.
0% Os alunos respondem inadequadamente às perguntas presentes no comando.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
A análise adequada do poema dramático pode ser aprimorada por meio de atividades de interpretação de textos desse gênero. Perguntas que levem os alunos a refletir sobre as cenas e os efeitos de sentido produzidos pela linguagem lírica podem levá-lo a diferenciar o poema dramático de outros gêneros literários. Para o trabalho em sala de aula, recomendase o texto dramático A filha de Maria Angu, de Arthur Azevedo, encontra-se em domínio público.
"A filha de Maria Angu" é uma opereta em três atos. Foi escrita por Artur Azevedo como paródia de uma ópera francesa chamada "La fille de Mme. Ango". O autor a escreveu sem intenção de exibi-la, mas acabou sendo disputada por dois empresários e tornou-se um sucesso com mais de cem representações. Foi representada pela primeira vez no Rio de Janeiro, no Teatro Fênix Dramática, em 1876.