Exercício sobre sujeito 8ºano com gabarito - Habilidade EF08LP06

Leia este trecho de uma notícia.

Vem aí o projeto “Grandes nomes 2018”

Tudo pronto para o “Grandes Nomes 2018”, um projeto do Grupo de Comunicação O POVO, que levará aos ouvintes da Rádio O POVO/CBN uma sabatina com personalidades de destaque no cenário atual do Estado.

O Povo.
Disponível em: <www.opovo.com.br/jornal/colunas/eliomardelima/2018/11/vem-ai-o-projeto-grandes-nomes-2018.html>.

Qual é o sujeito no título da notícia? O que você considerou para chegar a essa resposta?

a) “Grandes nomes 2018”, pois a forma verbal concorda com essa expressão.

b) “o projeto”, por causa da terminação verbal no singular.

c) “o projeto ‘Grandes nomes 2018’”, pois a forma verbal concorda com o sujeito.

d) “grandes nomes”, pois a forma verbal concorda com o sujeito. 

Prática de Linguagem:
Leitura

Objeto (s) de conhecimento:
Morfossintaxe

Habilidade:
(EF08LP06)
Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

Justificativas:
a)
Os alunos que marcam esta alternativa interpretam incorretamente o comando, identificando apenas parte do sujeito.

b) Os alunos que marcam esta alternativa não concluem que o sujeito é “o projeto ‘Grandes nomes 2018’”, pois identifica a forma verbal, anteposta ao verbo, somente relacionada à palavra “projeto”.

c) Os alunos identificam corretamente o sujeito posposto ao verbo “o projeto ‘Grandes nomes 2018’”. (correta)

d) Os alunos que marcam esta alternativa não percebem que a forma verbal corresponde a toda a expressão “o projeto ‘Grandes nomes 2018’”, sujeito da oração.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
A análise do efeito da posição do sujeito em textos jornalísticos pode ser mais bem explorada pela análise de títulos em que ela ocorra em comparação com a ordem direta da oração, na qual o sujeito aparece comumente anteposto ao verbo. Pode-se pedir aos alunos que comparem o efeito de sentido entre as duas opções, a fim de que identifiquem o sujeito com mais facilidade.