Fotorreportagem - Atividade 7ºano - Habilidades EF69LP03, EF67LP08 - Eixo: leitura (com gabarito)

 

1. Qual é a intenção principal dessa fotorreportagem? Quais elementos das fotografias contribuíram para a sua resposta? 

Prática de Linguagem:
Leitura

Objeto  (s) de conhecimento:
Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.

Habilidade:
(EF69LP03)
Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

Grade de correção

100%
O aluno identifica a intenção da fotorreportagem em retratar os animais no meio ambiente. Observa que os animais são o foco, por eles estarem no centro das imagens e devido ao fundo de todas elas estar desfocado, embaçado. Além disso, ele pode incluir, em sua resposta, que o fotógrafo se valeu do plano detalhe.

50%
O aluno atende parcialmente à questão se apenas responde qual é a intenção da fotorreportagem, sem citar os elementos das fotografias que contribuíram para a sua resposta.

0%
O aluno não atende à questão quando sua resposta não tem coerência com o enunciado.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Proponha diferentes atividades de observação de fotorreportagens ou fotonotícias, de modo a instigar os alunos a identificar possíveis intenções ao se usar determinados recursos. Incentive-os também a relacionar a imagem a algum fato.

Observe a fotografia a seguir, parte de uma fotorreportagem.

Seca em Sergipe

Prefeitura de Pedrinhas, SE./<www.brasil.gov.br>

2. Ao usar o plano médio, pretendeu-se destacar qual característica da imagem em relação ao assunto apresentado no título da fotorreportagem?

Prática de Linguagem:
Leitura

Objeto (s) de conhecimento:
Efeitos de sentido Exploração da multissemiose

Habilidade:
(EF67LP08)
Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc. 

Grade de correção

100%
Espera-se que o aluno responda que houve a intenção, nesta fotorreportagem, de se enfatizar a seca nordestina por meio do chão de terra seca em primeiro plano, local que possivelmente seria de um rio onde os animais bebiam água e se refrescavam. 

50%
O aluno elabora uma resposta coerente com o que foi solicitado, no entanto, seu texto contém muitos erros ortográficos e de pontuação.

0%
O aluno não identifica que a imagem apresenta, em primeiro plano, de forma detalhada, um chão de terra seca, em consequência da falta de chuva na região. Ele responde que a escolha pelo plano médio se deu apenas para destacar as características do lugar, sem relacionar a imagem ao assunto da reportagem.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Apresente aos alunos diferentes imagens que mostrem variedade de enquadramentos, perguntando o que se destaca nelas e qual é a possível pretensão do fotógrafo. Depois, simule a situação de tais imagens estarem relacionadas a reportagens e notícias e questione-os novamente sobre a pretensão do autor da foto, da reportagem ou da notícia.