Cristina Brugnara Veloso é advogada e moradora em um dos condomínios integrantes da ONG Promutuca.
Cristina Brugnara Veloso. Carta aberta aos homens de vida pública e “boa vontade”. Jornal do Belvedere e Condomínios de Nova Lima, Belo Horizonte, 10 jan. 2012.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
Sugerimos, após a leitura silenciosa, a formação de quartetos para responder oralmente a quem se dirige a carta, com que finalidade foi escrita, qual tese defende e quais argumentos são usados. Não é necessário corrigir; a atividade tem como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de checar sua compreensão antes do início das atividades.
1. O texto da carta que você acabou de ler pode ser dividido em cinco partes, indicadas a seguir. Identifique os parágrafos que se relacionam a essas partes.
a) Contextualização do fato social que motiva a carta. 1 a 5
b) Apresentação da solicitação. 6
c) Justificação da solicitação. 7 a 12
d) Retomada da solicitação e detalhamento de uma proposta. 13
e) Conclusão do raciocínio. 14 e 15
2. Reflita sobre a maneira como a produtora do texto se apresenta.
a) Ela fala apenas em nome dela? Explique sua resposta.
Não. Ela fala em nome da ONG Promutuca.
b) Junto da assinatura, há uma identificação social. Qual é a relevância disso para o leitor?
O fato de Cristina Brugnara Veloso ser advogada dá credibilidade a algumas informações apresentadas elo texto, como a de que há um “alargamento ético e jurídico dos direitos animais na modernidade”; além disso, a referência ao lugar onde ela mora explica sua associação à ONG.
c) No início da carta, a advogada faz referência a uma lembrança. Essa referência torna a carta pessoal? Justifique sua resposta.
Não. A lembrança é apenas uma estratégia para opor o atendimento eficiente dos animais no passado à negligência do presente. A carta não foi escrita com base em experiências pessoais.
3. Observe, agora, os destinatários da carta.
a) Nesse contexto, “homem” é uma referência a um ser do sexo masculino? Explique sua resposta.
Não. É uma generalização que se refere também a mulheres que atuam na esfera pública.
b) Já no final da carta, a produtora usa vocativos para designar seus destinatários. Transcreva-os.
“Nobres deputados, vereadores, alunos de Veterinária, de Biologia, professores, proprietários de animais e homens de sensibilidade”.
c) Qual é o efeito do uso de vocativos, nesse ponto da carta, para referir-se aos destinatários?
A carta parece mais incisiva com o uso de vocativos, já que cita os que estão, de alguma forma, relacionados ao problema abordado.
d) A produtora da carta emprega a expressão tenho certeza para indicar a crença de que os leitores concordam com a proposta apresentada. Qual é a função do uso dessa expressão em relação ao destinatário?
A expressão tenho certeza enfatiza a opinião e amplia a pressão sobre os destinatários.
4. Uma carta aberta deve dirigir-se aos que efetivamente são responsáveis por determinado setor da vida social.
a) Qual é a reivindicação expressa no sexto parágrafo e a quem ela é feita?
A carta reivindica a criação de um projeto de lei que obrigue as faculdades de veterinária públicas e privadas a prestar serviços gratuitos aos animais abandonados ou de proprietários carentes. A vereadores e deputados.
b) A produtora do texto está correta em dirigir seu pedido a esses interlocutores especificamente? Justifique sua resposta.
A autora acerta ao fazer a reivindicação a profissionais cujas funções permitem a proposta de leis.
c) A produtora afirma que seu apelo é suprapartidário. Identifique o radical dessa palavra e explique o sentido do prefixo.
O radical é partid e o prefixo significa “acima de”. Suprapartidário tem o sentido de “que está acima dos partidos”, “pode reunir vários partidos, sem ser dirigido por um deles”
5. Como você pôde perceber, na carta aberta foi empregada a linguagem formal. O que justifica a escolha desse nível de linguagem?
Como a carta aberta representa uma situação de interação entre interlocutores sem intimidade para tratar de um assunto sério, de interesse social, é adequado um nível de linguagem formal.
6. Analise a escolha lexical (de vocabulário) da carta.
a) Para evitar a repetição de uma pessoa, adoentado e acidentado, quais palavras foram usadas no parágrafo 3?
As palavras aqueles, doente e atropelado, respectivamente.
b) Quais palavras foram empregadas no parágrafo 4 para indicar que o serviço público oferecido a animais é insuficiente?
As palavras apenas e só.
c) Explique como, no parágrafo 5, os adjetivos que acompanham a expressão veterinários particulares tornam-se argumentos em defesa da causa da advogada.
As palavras raríssimos e heroicos sugerem que os profissionais que se dedicam a ajudar os animais necessitados são exceções, o que confirma a ideia de que é preciso conseguir ajuda das faculdades.
Habilidades:
(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.
(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas.