Gênero textual notícia - Atividades Ensino Médio (1ºano) Habilidade EM13LP39

Habilidade:
(EM13LP39) Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas (verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, formatação; comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater a proliferação de notícias falsas (fake news).

ATIVIDADE 1
Notícia

Em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas relacionados às atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do setor e acendeu o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras cidades da mesma região.

É possível perceber como a atividade mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem nessas localidades. Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, nascido em Itabira, cidade vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito da exploração de minério na região em vários de seus escritos, como no poema Lira Itabirana, que pode ser acessado no endereço indicado abaixo. 

ANDRADE. Carlos Drummond. Lira Itabirana.
Disponível em:
<https://movimentorevista.com.br/2019/08/lira-itabirana/>

Utilizando-se da internet ou de outros materiais disponíveis, pesquise em três materiais diferentes, informações sobre o incidente em Brumadinho (MG) e responda às questões a seguir:

a) Identificar informações de diferentes fontes.

b) Verificar a confiabilidade dos fatos:

Há convergências ou divergências entre as informações pesquisadas? Pinte com lápis de cor verde todas as células com informações convergentes e pinte com lápis vermelho todas as células com informações divergentes.

c) Há divergências? Então é necessário aprofundar um pouco mais a pesquisa para identificar a veracidade dos fatos. Busque mais informações em sites oficiais e sites checadores para conferir a veracidade dos fatos.

d) Escreva uma síntese das divergências e das convergências identificadas.

e) E você? O quanto sabe a respeito do que aconteceu? Após entrar em contato com as informações, o que você escreveria a respeito do que ocorreu na cidade de Brumadinho?

Em uma roda de conversa, compartilhe com outros estudantes suas ideias, analisando:

• Linguagem:

Você utilizou linguagem mais formal ou informal? (Considerando as diferenças entre gêneros orais e escritos). Quais características indicam isso?

• Conteúdo:

Há fatos e opiniões em seu texto? O que é fato? O que é opinião?

Registre abaixo suas conclusões às questões que nortearam a roda de conversa:


ATIVIDADE 2
Uma imagem vale mais que palavras?

É possível considerar que a ampliação do meio digital, em nossos dias, diversificou as linguagens que utilizamos. Assim, além de textos escritos, podemos nos expressar por meio de imagens ou fotografias, por exemplo.

Utilizando-se da internet, pesquise em três fontes diferentes, imagens referentes ao incidente em Brumadinho (MG):

O que cada imagem retrata?

Crie uma legenda para cada imagem:


Escolha uma fotografia ou imagem que, em sua opinião, melhor retrate a sua visão sobre o desastre ambiental.

a) Cole-a no espaço a seguir e elabore uma legenda para sua imagem.


Apresente-a aos seus colegas em uma EXPOSIÇÃO.

b) Durante a exposição, tome nota dos fatos significativos compartilhados pelos seus colegas.


ATIVIDADE 3
Fato ou Opinião?

a) Como percebemos, muitos fatos acontecem todos os dias e somos bombardeados por informações de todos os lados. Ficar bem informado, então, envolve reconhecer os elementos objetivos de cada informação e, dessa forma, é importante pesquisar a informação em diferentes textos para separar os fatos das opiniões.

• Pesquise, na mídia digital, duas notícias que abordem o mesmo tema.
• O tema selecionado será de sua escolha. Priorize um tema atual.
• Preencha o quadro a seguir, indicando as informações solicitadas. 


b) Depois de analisar o quadro anterior, escreva a sua própria notícia para a página ou blog da escola. Antes de publicar, precisamos revisá-la.

Siga o roteiro a seguir, identifique se a notícia contempla os elementos necessários e analise se já pode ser publicada.

REVISÃO DA NOTÍCIA
Quadro de avaliação da notícia


Após a revisão, escreva em seu caderno a versão final da notícia que será publicada. 


Referência: 
SP FAZ ESCOLA