Habilidades: EF08LP08, EF08LP13, EF08LP15, EF07LP12, EF07LP13, EF89LP17, EF69LP20 - Atividade de interpretação 8ºano com gabarito

O trecho a seguir foi retirado de uma reportagem sobre educação ambiental. Leia-o para responder às questões 1 e 2.

Educação ambiental: estímulo à consciência crítica além da escola
Instituído no Brasil em 1999, tema ganha cada vez mais espaço e respeito

Efeito estufa, reciclagem, desertificação... Esses e outros termos estão sendo mais discutidos em sala de aula, à medida que as sociedades tomam consciência do impacto de suas ações na natureza. A educação ambiental não é uma novidade, mas ampliou seus conceitos nos últimos anos, segundo o professor Philippe Layrargues [...].

Globo Educação.
Disponível em:
<http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/06/educacao-ambiental-estimulo-consciencia-critica-alem-da-escola.html>. 

Questão 1
Releia o título e o lide da reportagem.

Educação ambiental: estímulo à consciência crítica além da escola
Instituído no Brasil em 1999, tema ganha cada vez mais espaço e respeito

A palavra tema substitui qual termo citado anteriormente?

Questão 2
Releia o trecho, observando as palavras destacadas.

“Efeito estufa, reciclagem, desertificação... Esses e outros termos estão sendo mais discutidos em sala de aula, à medida que as sociedades tomam consciência do impacto de suas ações na natureza. A educação ambiental não é uma novidade, mas ampliou seus conceitos nos últimos anos [...].”

a) O pronome esses retoma quais termos do trecho

b) Explique o uso desse pronome no trecho.

c) Que palavra é retomada pelo termo suas? Qual é a classificação desse termo?

d) No trecho lido, os termos suas e esses possuem uma função em comum. Que função é essa?

e) Transcreva outro pronome possessivo presente no trecho usado para retomar um termo da oração.  Em seguida, cite qual termo ele retoma.

Leia o artigo e o inciso da Constituição da República Federativa do Brasil. Em seguida, responda às questões de 3 a 5.

CAPÍTULO VI
DO MEIO AMBIENTE

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
[...]
VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
[...]

BRASIL.
Disponível em:
<http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html>. 

Questão 3
a)
Do que trata o artigo lido?

b) O que há em comum entre esse artigo de lei e a reportagem lida?

c) A reportagem mostra algo que contribui para a efetivação dessa lei? Justifique sua resposta.

Questão 4
Releia o trecho.

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida [...].”

Assinale a alternativa correta em relação ao pronome indefinido todos no trecho.

a) O uso desse pronome indefinido mostra que um meio ambiente equilibrado é dever de todas as pessoas.

b) É comum usar pronomes indefinidos em leis, pois elas têm caráter imperativo.

c) O uso desse pronome tornou a oração coesa, pois substituiu termos citados anteriormente.

d) Esse uso é comum em leis, pois são textos generalistas, ou seja, voltados para todas as pessoas.

Questão 5
Releia este trecho.

“VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;”

a) No trecho, ocorreu uma supressão por elipse. Que palavra foi suprimida e qual sua classificação?

b) Qual é a relação de sentido que a conjunção destacada estabelece no trecho?

Leia o trecho de reportagem a seguir para responder às questões de 6 a 10.

Águas passadas: os rios que viraram história no cotidiano capixaba
Verde da lagoa disfarça a cor da poluição

A cor verde das lagoas do município da Serra pode não assustar tanto quanto a água negra e turva dos valões dos municípios vizinhos da Grande Vitória. Mas, se ela existe em uma lagoa, é o alerta da presença de algas e bactérias em desequilíbrio, ou seja, um ambiente pouco propício à vida. [...]
A maior parte dos dejetos não é lançada na própria lagoa, e sim nos três córregos que lá deságuam. [...]
Ao percorrer os córregos, veem-se diversas residências construídas nas encostas lançando dejetos diretamente nos cursos d’água, que, na sequência, rumam para a lagoa. [...]
A estação que trata o esgoto captado na região da Lagoa Jacuném é a de Eldorado, cujo efluente (esgoto tratado) é lançado no Córrego Barro Branco, que deságua na lagoa.

Gazeta online.
Disponível em:
<https://www.gazetaonline.com.br/especiais/2017/06/guas-passadas-os-rios-que-viraram-historia-no-cotidiano-capixaba-1014065869.html#1014068025>. 

Questão 6
Releia o trecho, observando o termo em destaque. Em seguida, marque a alternativa correta.

“A cor verde das lagoas do município da Serra pode não assustar tanto quanto a água negra e turva dos valões dos municípios vizinhos da Grande Vitória. Mas, se ela existe em uma lagoa, é o alerta da presença de algas e bactérias em desequilíbrio.”

a) O termo destacado retoma a expressão lagoas. Essa retomada evita a repetição da palavra e ajuda a dar coesão ao texto.

b) O termo destacado retoma a expressão a cor verde. Essa retomada evita a repetição da palavra e ajuda a dar coesão ao texto.

c) O termo destacado retoma a expressão Grande Vitória. Essa retomada evita a repetição da palavra e ajuda a dar coesão ao texto.

d) O termo destacado retoma a palavra Serra. Essa retomada evita a repetição da palavra e ajuda a dar coesão ao texto.

Questão 7
Releia.

“A maior parte dos dejetos não é lançada na própria lagoa, e sim nos três córregos que deságuam.”

a) Explique a função do advérbio destacado no trecho.

b) Esse advérbio também tem a função de retomar uma palavra do trecho, evitando sua repetição. Reescreva o trecho substituindo o advérbio pela palavra que ele retoma. Faça as adaptações necessárias.

Questão 8
Releia o trecho da reportagem e marque a alternativa correta.

“Ao percorrer os córregos, veem-se diversas residências construídas nas encostas lançando dejetos diretamente nos cursos d’água, que, na sequência, rumam para a lagoa.”

a) O termo cursos d’água não retomou nenhuma palavra, pois não é um pronome.

b) O termo cursos d’água retomou a palavra lagoa, que é onde os dejetos são lançados.

c) No trecho, o termo cursos d’água foi usado para substituir a palavra córregos, evitando sua repetição.

d) No trecho, a palavra córregos foi substituída pelos termos lagoa e cursos d’água.

Questão 9
Observe o trecho.

“A estação que trata o esgoto captado na região da Lagoa Jacuném é a de Eldorado, cujo efluente (esgoto tratado) é lançado no Córrego Barro Branco, que deságua na lagoa.”

a) Qual é a classificação gramatical do termo em destaque no trecho?

b) De onde sai o esgoto tratado que é lançado no Córrego Barro Branco?

Questão 10
Leia as orações adaptadas da reportagem.

I. A estação de Eldorado trata o esgoto captado.

II. O esgoto é tratado na estação de Eldorado.

a) Em qual das orações o sujeito pratica a ação?

b) Em qual das orações foi dado mais destaque ao sujeito que pratica a ação?

c) Ao optar por escrever a oração da forma II, que termo ganha mais destaque?

GABARITO

Questão 1
A questão exige do(a) estudante a capacidade de relacionar partes do texto e identificar a substituição lexical presente nele, de acordo com a habilidade EF08LP15.

Resposta esperada: A palavra tema substitui o termo educação ambiental.

É possível que os(as) estudantes tenham dificuldade para localizar o termo que a palavra tema substitui. Nesse caso, oriente-os(as) a reler cuidadosamente o título da reportagem, a fim de identificar qual é o tema em questão: a educação ambiental.

Questão 2
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de relacionar partes do texto por meio da identificação de substituições pronominais (pronomes possessivos e demonstrativos) que contribuem para conferir continuidade ao texto, de acordo com a habilidade EF07LP13.

Item a – Resposta esperada: Efeito estufa, reciclagem, desertificação.

É possível que os(as) estudantes tenham dificuldade para localizar os termos aos quais o pronome demonstrativo esses se refere. Nesse caso, oriente-os(as) a reler cuidadosamente o parágrafo a fim de identificá-los.

Item b – Resposta esperada: No trecho, esse pronome foi usado para evitar a repetição de palavras, tornando o texto mais coeso.

Caso os(as) estudantes sintam dificuldade em realizar essa questão, solicite que reescrevam o trecho sem utilizar o pronome esses, fazendo as alterações necessárias. Dessa forma, perceberão a função do uso desse pronome no texto.

Item c – Resposta esperada: O termo suas refere-se à palavra sociedades. Ele é um pronome possessivo.

Se os(as) estudantes apresentarem dificuldade em identificar a palavra retomada por suas, oriente-os(as) a reescrever o trecho fazendo substituições até encontrar a palavra que, quando colocada no lugar do pronome com as adaptações necessárias, mantém o sentido da frase, mesmo que, com a repetição, o texto fique menos coeso.

Item d – Resposta esperada: Ambos os termos são utilizados para retomar palavras citadas anteriormente, evitando a repetição delas.

Se necessário, oriente os(as) estudantes a retomar os itens anteriores e suas respostas como forma de chegar à resposta deste item.

Item e – Resposta esperada: O pronome possessivo é seus. Ele retoma o termo educação ambiental

Caso haja dificuldade na realização desta atividade, oriente os(as) estudantes a ler atentamente o texto a fim de identificar o pronome e o termo por ele retomado.

Questão 3
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de vincular documentos legais com fatos sociais e históricos, a fim de ampliar sua compreensão sobre direitos e deveres e fomentar princípios democráticos e atuação ética e responsável, considerando que todos são igualmente dotados de direitos, de acordo com a habilidade EF89LP17

Item a – Resposta esperada: O artigo trata do direito de todos a um meio ambiente preservado e do dever do Poder Público de promover educação ambiental nas escolas.

A principal dificuldade esperada refere-se à habilidade de sintetizar o assunto do texto lido, identificando seu tema central. Se necessário, auxilie os(as) estudantes orientando-os(as) a selecionar as palavras-chave do texto legal antes de registrar a resposta definitiva.

Item b – Resposta esperada: Os dois textos tratam da importância de abordar nas escolas a preservação do meio ambiente.

A principal dificuldade esperada é na identificação da relação intertextual entre o trecho de reportagem e o texto legal. Auxilie os(as) estudantes a identificar o tema central do trecho de reportagem (educação ambiental) e peça-lhes que leiam o texto legal buscando relações com esse tema.

Item c – Resposta esperada: Sim, pois a reportagem menciona que diversos termos relacionados à preservação do meio ambiente têm sido discutidos nas salas de aula.

Caso apresentem dificuldade, auxilie os(as) estudantes a perceber que a reportagem apresenta, de certa maneira, a forma como a lei pode ser posta em prática.

Questão 4
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar, em leis, palavras que indicam generalidade, como pronomes indefinidos, de acordo com a habilidade EF69LP20

Resposta correta: D.

A marcação da alternativa a indica que o(a) estudante não interpretou adequadamente o texto, pois o artigo institui que um meio ambiente equilibrado é direito de todos, e não dever.

A marcação da alternativa b pode indicar que os(as) estudantes não compreenderam que, embora a lei tenha caráter imperativo, os pronomes indefinidos não criam tal efeito de sentido.

A marcação da alternativa c indica que os(as) estudantes não compreenderam que o termo não tem função coesiva nesse texto.

Questão 5
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de inferir efeitos de sentido criados pelo uso de conjunções como recursos coesivos, de acordo com a habilidade EF08LP13.

Item a – Resposta esperada: Foi suprimido o verbo promover.

É possível que os(as) estudantes tenham dificuldade em identificar o termo suprimido. Caso isso aconteça, oriente-os(as) a reler o trecho fazendo acréscimos de palavras em vários locais, até identificar o termo que poderia ter sido repetido, mas sofreu elipse: o verbo promover.

Item b – Resposta esperada: Relação de adição.

A principal dificuldade esperada neste item é que os(as) estudantes se lembrem do termo adição. Se necessário, faça na lousa uma lista com as diferentes funções das conjunções (adição, oposição, alternância, conclusão, explicação, condição, comparação etc.) para que identifiquem qual é a mais adequada no caso do texto citado.

Questão 6
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de relacionar partes do texto e reconhecer recursos de coesão referencial por meio de pronome pessoal, de acordo com a habilidade EF07LP12.

Resposta correta: B.

A marcação das alternativas a, c ou d pode indicar que os(as) estudantes não relacionam corretamente o pronome ao termo ao qual ele se refere. 

Questão 7
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de perceber mecanismos de progressão temática, por exemplo, pelo uso de coesivos, de acordo com a habilidade EF89LP29.

Item a – Resposta esperada: A função desse advérbio é indicar onde os córregos deságuam, modificando o verbo deságuam ao designar o lugar onde a ação ocorre.

A principal dificuldade esperada está relacionada à função dos advérbios. Se necessário, retome com os(as) estudantes a função modificadora dos advérbios em relação aos verbos, substantivos e aos próprios advérbios.

Item b – Resposta esperada: “A maior parte dos dejetos não é lançada na própria lagoa, e sim nos três córregos que deságuam na lagoa.” ou “A maior parte dos dejetos não é lançada na própria lagoa, e sim nos três córregos que na lagoa deságuam.”.

Se necessário, apresente aos(às) estudantes a seguinte pergunta: “Onde os córregos deságuam?”, a fim de auxiliá-los(as) a identificar que termo o advérbio lá está substituindo.

Questão 8
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de perceber retomadas anafóricas por meio do uso de nomes correferentes, de acordo com a habilidade EF89LP29.

Resposta correta: C.

A marcação da alternativa a pode indicar que os(as) estudantes não compreenderam que a coesão pode ser feita com os termos de outras classes gramaticais além dos pronomes.

A marcação das alternativas b e d pode indicar que os(as) estudantes não compreenderam que cursos d’água e lagoa não são sinônimos no trecho transcrito.

Questão 9
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de perceber mecanismos de coesão, tal como a retomada anafórica feita por meio do termo cujo, de acordo com a habilidade EF89LP29.

Item a – Resposta esperada: Pronome relativo.

A principal dificuldade esperada é em relação à classificação dos tipos de pronome. Se necessário, faça na lousa uma lista com todos os tipos para que eles(as) selecionem a melhor opção.

Item b – Resposta esperada: Esse esgoto sai da estação de Eldorado.

Se houver necessidade, apresente aos(às) estudantes algumas opções de lugares de onde esse esgoto poderia sair (como da Lagoa Jacuném, do Córrego Barro Branco etc.), a fim de auxiliá-los(as) a encontrar a resposta correta.

Questão 10
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de identificar verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e sujeito passivo, de acordo com a habilidade EF08LP08.

Item a – Resposta esperada: Na oração I.

A principal dificuldade esperada é em relação à localização dos sujeitos das orações. Se necessário, retome com os(as) estudantes os termos essenciais da oração, a fim de auxiliá-los(as).

Item b – Resposta esperada: Na oração I.

A principal dificuldade esperada diz respeito à percepção, por parte dos(as) estudantes, da topicalização que ocorre na voz ativa. Se considerar oportuno, peça aos(às) estudantes que classifiquem a voz verbal das orações e retome as principais características de cada uma, para auxiliá-los(as) na resposta a este item.

Item c – Resposta esperada: O esgoto.

Se necessário, ajude os(as) estudantes a perceber que, ao passar a oração para a voz passiva, o destaque passou a ser “O esgoto”, e não mais “a estação de Eldorado”, como na oração I.